domingo, março 29, 2009

2005/06 - Gustavo Manduca - 19J 1G


Quem é Gustavo Manduca e o que o fez ser jogador do Benfica durante pouco mais de seis meses? Koeman queria, aparentemente recuperar os velhos hábitos, contratar jogadores a actuar em Portugal. Visto a esta distância, não funcionou.

Manduca, era, há muitos anos, um bom jogador de equipas de pequena/média dimensão que tinha o seu momento de glória quando actuava frente aos grandes (golos ao Sporting e ao Porto), mas nunca pareceu possível que viesse a ser reforço de uma equipa que tinha como objectivo (que não era assim tão utópico como os resultados o confirmaram) vencer a Champions e o Campeonato. A verdade é que Manduca não actuou na Prova Europeia nem foi inscrito, e no campeonato, apesar do começo menos mau, nunca se impôs como alternativa credível para o lado esquerdo do ataque.

Com a confirmação da saída de Koeman no final da época e com a chegada de Fernando Santos, Manduca ficou sem espaço no plantel do Benfica. Ainda realizou três jogos particulares comandado pelo Engenheiro, apenas para confirmar o empréstimo ao AEK da Grécia, clube que assegurou depois a sua contratação definitiva e pelo qual conseguiu finalmente marcar ao Benfica num particular disputado em Newark que o Benfica venceu por 2-1.
Gustavo Manduca fez praticamente toda a sua carreira em Portugal. No entanto a sua primeira experiência Europeia foi na Finlândia ao serviço do HJK Helsinquia em 1999 (clube que se cruzou com o Benfica nesse mesmo ano na Liga dos Campeões vencendo em Helsinquia por 2-0 e empatando na Luz 2-2). Esteve ainda emprestado ao Atlantis FC.

Chegou depois a Portugal para jogar no Felgueiras, depois Esposende, Chaves, Paços de Ferreira e Marítimo. Actualmente tem contrato até 2010 com o AEK de Atenas.