sábado, novembro 12, 2011

2008/09 - Javier Balboa - 17J 0G

Eu lembro-me de Javier Balboa com a camisola do Real Madrid, esta frase dita assim sobre outro qualquer jogador seria sinal de qualidade indiscutível (tirando se calhar um Secretário qualquer ou ainda um Carlos Diogo e um Pablo Garcia...), o guineense parecia naquele plantel do Real Madrid de Vanderlei Luxemburgo, uma espécie de arma secreta... para a derrota, visto que sempre que jogou em 2005/06 o Real perdeu. Uma época regular no Racing Santander, e uma época 2007/08 medíocre levou o Quique Flores a apostar 4 milhões de euros na sua contratação (vale recordar que Quique Flores queria a toda a força Sinama Pongole no Benfica, e que a sua primeira decisão como treinador do Atl. Madrid foi dispensá-lo...pois).

Nós gostamos de acreditar, e acreditámos que Javier Balboa seria o extremo que iria vingar no Benfica. Não vingou. O Benfica fez uma época muito fraca. Quique, inventou quanto baste ao longo da época, e pouco ou nada apostou em Balboa. Apesar de tudo o guineense jogou 17 jogos pelo Benfica, todos bastante sofridos e com nenhum pormenor digno de registo. E nem se pode falar de falta de oportunidades, porque as que teve desperdiçou-as com categoria.

A dispensa no final da época não apanhou ninguém de surpresa, e a sua colocação num clube, qualquer que fosse revelou-se muito complicada, fosse pelo ordenado auferido pelo jogador, fosse pela pouca qualidade demonstrada na época anterior. Apareceu o Cartagena das divisões secundárias espanholas, onde jogou na segunda metade da época. Em 2010/11, novamente a dificuldade na colocação do jogador, aparecendo novamente na segunda metade da época o Albacete, que viria a descer de divisão e onde Balboa não ganhou um único jogo oficial.

Finalmente, no inicio da época 2011/12, a rescisão definitiva com o jogador que reforçou a custo zero o Beira-Mar.

5 comentários:

  1. Agora anda a espalhar "magia" para os lados de Aveiro este "craque" =P

    gostei muito deste blog. realmente o benfica nos últimos tempos tem cada "pérola" que...enfim!

    ResponderEliminar
  2. ou muito me engano ou nem no beira mar ele vinga porque nem titular absoluto é

    e golos nem vê-los

    ResponderEliminar
  3. Bem, do balboa só vi os jogos da pré-época do ano em que foi contratado. E do que vi, não me pareceu nada mau, ia pela lateral e fazia uns cruzamentos mesmo venenosos. Agora dizem que ele não se adaptou, que não é bom... não sei. Talvez ele só fizesse isso dos cruzamentos e andasse apenas por aquele lado sem procurar a bola, apenas estive à espera de a receber.

    ResponderEliminar
  4. E entretanto lá foram 4 milhões à vida numa época em que não quiseram dar 3 milhões pelo pequeno génio chamado Fabrizio Miccoli...

    ResponderEliminar
  5. Um caso claro de falta de oportunidades para mostrar mais... mas que também não era muito. Está no clube certo agora.

    ResponderEliminar