quarta-feira, maio 02, 2007

1995/97 - Marinho - 45J 2G

De Marinho se pode dizer que foi o primeiro a sentir na pele que substituir Veloso não ia ser (e não foi) tarefa fácil. Depois de 6 anos no sporting, decidiu mudar de lado, e veio para o Benfica.

Passou perfeitamente despercebido de águia ao peito, isto embora tenha feito muitos jogos com a camisola encarnada, quase sempre a titular (o que olhando ás alternativas para a sua posição não era de facto dificil), sendo o seu momento de glória uma excelente exibição em Florença, contra a Fiorentina (vitória 1-0, golo de Edgar, e eliminação, na mesma, da Taça das Taças), compensada com muitas exibições mais ou menos para o fraquinho.

Conseguiu ser treinado no Benfica por 4 treinadores em 2 anos, "Rei" Artur, Mário Wilson, Autuori e Manel "Eu é que sou o Maior" José, jogando, a titular, com todos eles, o que também é facto digno de registo.



No Benfica marcou dois golos, este contra o Dragões Sandinenses (oportunidade de rever também a estreia de Valdir, que não é flop) e mais um contra a União de Leiria.

Depois do Benfica (onde conquistou ainda assim uma Taça de Portugal), passagens por Alverca, Campomaiorense e Estrela da Amadora onde terminou a carreira, depois de alguns interregnos.
Tem o nível II de treinador, e está neste momento e segundo o próprio num momento de indefinição.

16 comentários:

T-Rex disse...

Não digo que tivesse sido um grande jogador mas um verdadeiro "flop" não faria 45 jogos de àguia ao peito...
Ou então faria, sinal de que não havia melhor...
Mas como é que foi possível ????

Tempos miseráveis...

Vedeta ou Marreta ?

SusumuBenfica disse...

Realmente é verdade... as alternativas eram adaptações de adaptações...

Pedro Cabral disse...

Adoro reu blog, a ideia genial, a pesquisa meticulosa mas fiquei surpreendido neste post de considerares que o Valdir (AKA o Matador) não é um flop do SLB tens de falar-me mais sobre isso mais principalmente porquê?

SusumuBenfica disse...

Capitão, parece-me que um jogador que esteve 2 meses no Benfica (chegou em abril saiu em junho), que jogou 13 jogos e marcou 6 golos (sendo que 2 foram ao Porto, campeonato e taça, marcou á 26ª, 27ª e 28ª jornada do campeonato), e tendo em conta as contratações da altura,não é um flop.

Creio mesmo que Valdir foi do melhorzinho que por cá passou naquela altura, mas tal como Edilson, não houve dinheiro para mais e ao fim de 2 meses regressou a casa.

Coloco-o no mesmo pote de Donizete por exemplo, ou mesmo e porque não de um Marcelo, que diga-se o que se disser, fez o que tinha a fazer no Benfica, 39J 13G numa unica época.

T-Rex disse...

Nem mais, susumu!
Como já por aqui escrevi Valdir 'Bigode' flop, só na cabeça de quem não viu jogar e não sabe da história toda. É daqueles mitos que se nascem, crescem e espalham-se através da internet.

Vedeta ou Marreta ?

Anónimo disse...

é assim.. tenho k considerar o Marinho um mini-flop... é verdade k hj ate podia ser uma alternativa ao Nelson, visto k nao existe nenhuma....mas entre ter o calado e o marinho.. bem venha o diabo e escolha....epa..nao era terrivelmente mau.. mas é cm disseste veio em ma altura ainda pra mais com a sombra do veloso por detras.. e sem ter sem dúvida alguma categoria para o substituir

Utilizador disse...

Do que me lembro, parece-me que mesmo o Calado a lateral-direito era melhor que o Marinho... enfim os anos negros do nosso SLB...

Unknown disse...

Anos negros completamente! No outro dia andei a passear numa caderneta e vi o João Pires ou o Paulinho.. esses também vão ter direito a post? devem ter feito 1 jogo cada um com o nosso Manto Sagrado..lol mas como eles ha as resmas! Cumps

Schwarz disse...

Lembro-me do Marinho no Sporting. Começou como médio mas só conseguiu jogar como lateral direito. Lembro-me que se distinguiu pela raça e pelos cruzamentos para trás da baliza (mas isso é uma característica dos laterais direitos que jogam em Portugal). Resta dizer que em vários anos a jogar no SCP nunca marcou um golo.

Anónimo disse...

o Miguel Garcia é um digno sucessor deste senhor!

SusumuBenfica disse...

Tiago, O João Pires fez 2 jogos oficiais com a camisola do Benfica, é um produto das camadas jovens do Clube e era no seu tempo de Júnior considerado melhor que o Figo, em Sénior seguiu o caminho de muitos e foi desaparecendo (Estoril, Académica, Alverca e Estrela da Amadora).
Já o Paulinho, fez 7j e 1g, na única época ao serviço do clube na 1ª Divisão.

Anónimo disse...

O João Pires fez mais que 2 jogos pelo Benfica. Passou pelo Benfica em duas épocas diferentes e da segunda vez tenho quase a certeza de que até jogou uma final da taça, como suplente que entrou na segunda parte.

SusumuBenfica disse...

Jogos Oficiais, João Pires, fez 2, contra o Hamrun na Luz, e com o Maritimo também na Luz. Na época em questão, 91/92, o Benfica não chegou á final da taça. Joao Pires esteve por exemplo, no banco no famoso jogo com o Arsenal em Londres (1-3), mas não jogou.

Posso estar errado mas penso que estes dados são correctos.

Anónimo disse...

João Pires tinha um excelente pé esquerdo!

Peter Gunn disse...

João Pires ao poder!

Anónimo disse...

Marinho não era mau de todo. Foi um jogador a quem faltou acompanhamento permanente para realizar uma carreira ao mais alto nível. Com Mourinho ele teria sido um grande craque. É preciso ter atenção a estas coisas. Era um bom jogador. Mas o resto da carreira demonstra isto: ele acabou por interromper a carreira por mais que uma ocasião, depois voltou, até se retirar por completo. Não era por falta de convites ou ofertas, era simplesmente porque não soube gerir a carreira da melhor forma. Foi mais flop no Sporting, onde esteve durante mais tempo, do que no Benfica.