segunda-feira, maio 21, 2007

1996/97 - Jamir - 22J 2G

Este médio brasileiro proveniente do Botafogo, vinha rotulado de bombardeiro, daqueles que rematam em força, porém esta é uma espécie de jogadores que tem sub-espécies divergentes, ou seja, há aqueles que acertam na baliza, e há aqueles que metem a bola no Colombo, o que era o caso do Jamir. A sua passagem pelo Benfica foi marcada pela discrição, jogou mas é como se não tivesse jogado, não era bem um médio ofensivo, nem era bem um médio defensivo, era qualquer coisa entre estas duas.

Tinha o hábito de festejar golos ás cambalhotas/saltos mortais (o último jogador, que me lembre, que dava cambalhotas quando marcava golos na equipa encarnada foi também ele um valente flop, chamava-se Folha, e no Benfica não rebolou uma única vez), no Benfica só o fez duas vezes, uma para o campeonato, e uma para a Taça das Taças.


Paulo Autuori parecia ter uma predilecção qualquer por Jamir, foi ele o responsável pela sua vinda para o Benfica, vindo do Botafogo, e trabalhou com ele também no Flamengo na época seguinte. Antes jogou no Grémio e São José RS, depois, Flamengo, Alverca, Vasco da Gama, São Gabriel, Portuguesa e Clube de Regatas Brasil, além de uma passagem pelo futebol Peruano. Jogou até há bem pouco tempo numa equipa de veteranos do Esporte Clube São José. Tem 35 anos!

11 comentários:

T-Rex disse...

Mais um a rivalizar com Thomas e Machairidis...

Só de pensar que Paulo Autuori vendeu Paulo Bento porque pelo mesmo dinheiro podemos ter o Jamir até me causa calafrios.

Um dos maiores flops de sempre, sem dúvida.

Vedeta ou Marreta ?

Dogus disse...

Este tipo não era bom jogador (nem lá perto). Mas daí a comparar com o Thomas e com o Machairidis...

Anónimo disse...

Parabens pelo blog é divertido e ao mesmo tempo deprimente pensar as belas "vedetas" que tivemos de aturar. Pobre Glorioso.
Este Jamir até me dá agonias, veio com o "grande" Autuori e era um dos grandes trunfos da celebre tactica do pirilau. Não defendia, não atacava estava ali no meio a ver a banda passar (literalmente então como os Andrades levamos 5). Tinha fama de marcador de livres, marcou 1 aos fortissimos Chorzov com a barreira a abrir. Enfim mais um para a colecção da era Damasiana e pensar que para o comprar teve-se de vender o Paulo Bento, de facto quem comamdava o futebol na altura (um tal de Figueiredo e infelismente o Toni) era tresloucado e cenil isso não havia duvida.

P.S- Marcou 1 golo em Setubal com a baliza deserta correu meio campo com os tais mortais como se tivesse feito um golo á Maradona

O GLORIOSO

Anónimo disse...

E não sei se se recordam, que neste tempo havia um pacto de amigos entre o Benfica e o Porto para não atacarem os mesmos jogadores... ainda me lembro do Pinto da Costa a dizer que o Porto estava interessado no Jamir mas como soube que o Benfica o queria, que não avançavam... sem dúvida foi um grande barrete e um grande baile que o Padrinho nos deu.

David Pinto disse...

Ai está o Jamir. Que coincidência temporal na postagem dos artigos Susumu! Estamos em sintonia.

http://festadogolo.blogspot.com

João Pedro disse...

Este, até pela nacionalidade e arte para a coisa, consegue rivalizar a 100% com o campeão Paulo Almeida. Ainda me lembro de ver o P. Almeida no Bessa, no jogo do título a filmar tudo, colegas e adeptos. Tipo: isto é do melhor. É evidente que estavam todos a aquecer e ele a filmar. De certeza que lhe disseram que no futebol ele, só a cameraman.

P.S. O Mauro Airez, que marcou pela na Final da Taça e deu a taça ao Benfica festejava com mortais empranchados e cambalhotas... era digno de um ginasta!

SusumuBenfica disse...

João Pedro.
É verdade não me lembrei do Mauro Airez. O Argentino também não deu muitas cambalhotas no Benfica, deu-nos uma taça já não foi mau.

Anónimo disse...

Pois, pode ter sido um flop para o Benfica, mas na minha opinião como Filha de um destes "FLOPS" foi contratado por esse clube que se auto-intitula GLORIOSO... eu acredito piamente que o unico FLOP que o meu pai cometeu foi de facto ter assinado contracto ai... quando podia ter assinado pelo GRANDE F.C.P.!!!!

SusumuBenfica disse...

Concordo em absoluto. Antes tivesse assinado.

Peter Gunn disse...

A famosa técnica do pirilau... muito me ri eu agora ao recordar tão estupida táctica...

Anónimo disse...

Acredito mesmo que sejas a filha do Jamir...

Agora a sério, o Jamir no Benfica foi um flop e uma grande decepção, mas na minha opinião em 96/97 todos eram e ele 3 anos mais tarde reapareceu em bom plano no Alverca, a fazer dupla no meio campo com o kulkov. No benfica chegou a jogar a lateral direito quando não havia mais ninguém (tal como o Calado) e não foi um craque mas esteve acima de Machairidis, Thomas ou Paulo Almeida seguramente. Mas acredito também que se tivesse ido para o Porto o sucesso teria sido o mesmo: nenhum. Estava lá o Oliveira para queimar jogadores também (veja-se o austríaco Wetl que marcou aquele golaço na Luz e depois foi ostracizado porque alegadamente o Oliveira lhe chamou "nazi").

Desse Folha nem sei quem é.