sexta-feira, junho 01, 2007

1996/98 - Jorge Soares - 35J 2G

A primeira imagem que me vem á cabeça quando oiço falar em Jorge Soares, é a do golo de jardel na Luz (no video ao minuto 2:29) em que este teve tempo para saltar, parar a bola no peito, olhar para a baliza e marcar golo nas calmas, isto tudo dentro da grande área. Marcou, digo eu, toda a sua carreira no Benfica, que já de si não era famosa.
Com a saída de Helder, ainda no tempo de Autuori, assumiu-se titular da defesa ao lado de Bermudez, sem nunca se impor, e dando, de tempos a tempos, as famosas argoladas que se conhecem. Conheceu ainda, como jogador do Benfica mais três treinadores, sendo razoalvelmente utilizado por todos.


Faz parte, do enorme grupo de jogadores que marcou ao Benfica, sendo que no caso do Jorge, marcou no ultimo minuto de cabeça em pleno estádio da Luz (E eu estava lá) pelo Farense, quando já há muito estava contratado pelo clube.

A sua carreira teve maioritariamente dois destinos, o Algarve, onde esteve no Farense e agora no Louletano (onde a propósito marca agora golos como este), e a Madeira, onde jogou no Maritimo e no União da Madeira.

Agora aquele golo do jardel nunca mais o esqueceremos....

16 comentários:

Anónimo disse...

Bem este é demais o famoso Jorge Soares. Sejamos claros é verdade que esse lançe com o Jardel na Luz (perdemos 2-1) marcou a sua passagem no clube, mas a sua qualidade era má demais para sequer ser hoje ser reserva de uma equipa B. Numa equipa do Farense do Paco Fortes estava como peixe na água chutão para a frente a ver se o Hassan ganha alguma bola e marca, mas no Glorioso... Mais 1 da grande colecção Damasiana (marcou ao benfica vai-se buscar, foram tantos Pringle, Luiz Gustavo etc) e nesse ano tinha como companheiros como centrais estes fabulosos: Bermudez, Ronaldo e Tahar. Era só vedetas assim também era dificil.

O GLORIOSO

N.M disse...

Era um central razoável!!!

T-Rex disse...

Fraquito. Só fez qualquer coia de jeito no farense e no Marítimo.

Este até não será bem flop pois nunca chegou a prometer assim tanto. ;)

Vedeta ou Marreta ?

Anónimo disse...

Ó anónimo na sei se o Ronaldo ja la estava naessa epoca... epa.. mas uma coisa é certe.. GRANDA GOLO...mas e muito frakinho po benfica...

João Pedro disse...

Esse golo do Jardel acho que foi após a venda do Dimas e do Hélder. Se esses lá tivessem na volta a defesa seria mais coesa... O dinheiro vale muito!

SusumuBenfica disse...

Foi após a saída dos dois sim.

Nesse jogo a defesa foi constituída por Calado, Jorge Soares, Bermudez e Pedro Henriques.

João Pedro disse...

Pois... era mesmo miserável a defesa. Meu Deus... como foi possivel ter uma defesa dessas???

Utilizador disse...

Ainda houve pior, caro João Pedro, veja-se as defesa do Benfica na final da Taça desse ano, sob o "leme" de Manuel Zé:

Marinho,Tahar,J.Soares e El Hadrioui !!!

Recordemos algumas das defesas do Benfica de 97 a 2004, que também ajudam a explicar a ausência de títulos nesse período:

Souness 97/98/99:
Sousa,Ronaldo,P.Madeira e Minto.

Heynckes 99/00:
Rojas (lateral adptado!), Ronaldo, P.Madeira e Bruno Basto.

Mourinho/Toni 00/01:
Dudic,Meira,Marchena e Diogo Luís.

Toni/Jesualdo 01/02:
Armando,J.M.Pinto,Argel e Caneira.

Camacho 02/03:
Miguel,Helder,Argel e R.Rocha.

Camacho 03/04:
Miguel,Luisão,R.Rocha e Fyssas.

Um abraço

SusumuBenfica disse...

Já agora, a defesa no jogo que marcou a despedida do homem que tem medo das multidões da equipa Benfiquista;

Benfica 0 - 1 Gondomar

Armando, Helder, João Manuel Pinto e Cabral...

Com Heykckes na desgraça de Vigo;

Andrade, Paulo Madeira, Ronaldo e Rojas...

e no jogo de volta a feijões a belíssima dupla de centrais;

José Soares e Sergio Nunes

Anónimo disse...

e nesse jogo contra o gondomar o gr era o nuno santos =X

Grilo disse...

para kuando o post do beto e do moretto?

Salustio disse...

Parabéns continuados por esta maravilha e fica um convite:

http://vingancadavioleta.blogspot.com/

Anónimo disse...

Acabei de descobrir este site fabuloso. Pena nem 365 posts num ano darem para descrever todos os flops do nosso glorioso nestes últimos 20/30 anos.

Mas faltam flops essenciais! ROJAS, PESARESI, Escalona, Cabral, André Luiz, P.Almeida, Carlitos, ROBERT, Marcel, Karadas, Derlei, Rodolfo Lima e pack Alverca sem esquecer Ronald Garcia, Everson, Dudic, M.Ferreira, Uribe, Mawete Júnior, Pepa, Toy, Tahar, Bermudez, Bóssio, Chano, GEORGE JARDEL, Anderson Luis entre outros e depois existem uns semi-flops, jogadores coxos mas coxos que mesmo assim não estiveram muito mal e foram de certa forma úteis: J.M.Pinto, Argel, P.Madeira, Moretto, Beto, etc.

Dentro de dias, no meu blog cronicasdetaxistas.blogspot.com, irei colocar um link que porá em claro todo o historial do pack Alverca entre outros negócios.

Cumps e parabéns pelo excelente trabalho.

Anónimo disse...

Antes de mais os meus parabéns. o blog está excelente. Sou Benfiquista, e ainda à dias comentava com um amigo meu os barretes que passaram no Benfica nos últimos anos. Estão aqui quase todos. Dá para recordar e rir, mas também para ver que o trabalho que agora tem sido desenvolvido por esta direcção levou-nos a melhorar bastante, independetemente de alguns erros que ainda são cometidos na gestão desportiva.
Apesar de tudo ainda contamos com o Beto, (entretanto vendido ao Sion) que merece nos próximos tempos um lugarzinho aqui, entre as demais estrelas.

Um Abraço

Keep the Good Work

Anónimo disse...

Discordo quando dizem que Bermudez foi 1 flop, ficou marcado por 1 golo na propria, mas basta ver a sua carreira pra ver que era jogador, ganhou a libertadores com o boca e a copa america, passou no Glorioso na altura errada

Anónimo disse...

Jorge Soares era o típico central de equipas de média dimensão. Nunca podia ter jogado no Benfica. Ao Benfica marcou 2 golos em épocas consecutivas, esse em 95/96 que deu a vitória ao Farense na luz e no ano anterior nos 4-1 em Faro. No benfica foi o que à partida já se esperava: um central muito fraquinho, mas a concorrência era de facto desastrosa. Ronaldo chegou apenas no fim da época 97/98, onde fez 3 jogos. Não era ainda deste filme.