sábado, setembro 15, 2007

1999/01 - Cristian Uribe - 17J 4G

No inicio do ano 2000, chegava á Luz um guedelhudo com fama de bom marcador de livres e de grande esperança (tantas...) do futebol chileno e mundial, o inicio foi relativamente prometedor, e o mês de Janeiro foi bastante interessante com 6 jogos e 2 golos, um deles ao Sporting de livre directo na Luz para a Taça, na eliminação benfiquista da Taça de Portugal dessa época. Depois, confirmou-se o equivoco que foi a sua contratação, nunca se percebendo na realidade que posição ocupava no terreno de jogo (vinha rotulado de medio defensivo, mas chegou a actuar com Mourinho a lateral esquerdo). Todos os 4 golos que apontou ao serviço do clube foram de bola parada, três de penalti e um de livre directo.



De resto poucos são os que guardam saudades do primeiro chileno a vestir a camisola benfiquista, e que anos depois o Moreirense fez questão de resgatar para o futebol português.



Cristian Uribe, que actuou ao serviço da selecção chilena de Sub - 20, que disputou o Mundial no Qatar em 1995, e teve umas quantas internacionalizações pela selecção A, iniciou a carreira ao serviço do Huachipato, onde se destacou, passando depois pelo Colo-Colo, antes de chegar á Luz pela mão de Jupp Heynckes, depois regressou ao Huachipato, passando ainda por Portuguesa dos Desportos, Deportes Concepcion estando actualmente ao serviço do Everton do Chile.

8 comentários:

T-Rex disse...

Primeiro foi Erwin O Platini da Bolívia Sanchez e passado uns anos a esperança voltou com este moço que era conhecido como O Platini do Chile. Outro flop.
Para a colecção ficar completa só nos faltam os Platini's de Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Peru, Equador, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Venezuela, Cuba, Guatemala, Colômbia, México, Haiti, República Dominicana e Trinidad e Tobago...

Nada que mais 500 anos de história não resolvam! ;)

Vedeta ou Marreta ?

N.M disse...

Vinha rotulado de craque mas ficou-se mesmo pelo rotulo!!!Também não impressionou nada....

António C. Pereira disse...

Era mesmo muito fraquinho o Uribe. Lento e sem ideias.

Provavelmente o pior chileno a passar no futebol português.

SusumuBenfica disse...

Provavelmente António.
Assim de repente lembro-me de um tal Viveros que "jogou" no sporting, no Alverca e no Leiria, e que era bem capaz de ser pior.

Anónimo disse...

1 Grande Marreta!!!

LF disse...

Revivam memórias de derbys em:

www.vedetadabola.blogspot.com

Anónimo disse...

Do Uribe só me lembro de uma coisa de jeito: a mulher dele. Era óptima!

Anónimo disse...

O Uribe não foi dos maiores flops do Benfica. Tinha bons pés, jogava bem, era um médio centro esclarecido. Apenas foi vítima do desnorte da equipa nessas épocas. No Moreirense sim lembro-me de assinar pelo clube mas parece-me que nem lá chegou a jogar.