domingo, agosto 14, 2011

2007/08 - Freddy Adu - 21J 5G


Edson Arantes do Nascimento foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre, no entanto há algo que o "Rei" Pélé tem muita dificuldade em realizar com qualidade, previsões. Pélé, previu que a final do Mundial 2002 seria entre França e Argentina (ambas foram eliminadas na 1ª fase), Pélé previu a Colombia campeã do Mundo em 1994 (eliminada na 1ª fase), Pélé encontrou o seu sucessor em Neil Lamptey, Ganês, que se revelaria um dos maiores flops mundiais de todos os tempos, falhando redondamente em todos os clubes onde passou, incluindo a União de Leiria.

Ninguém estranhou então que Pélé desse o seu aval a Fredua "Freddy" Koranteng Adu, como o seu digno sucessor quando este, então com 14 anos (nasceu, oficialmente, em 1989) , despontava já nos EUA como um dos atletas mais bem pagos e talentosos. "É como Mozart" disse o "Rei".

Freddy Adu foi o mais jovem atleta profissional do desporto Americano. Estreou-se em San Jose com a camisola dos DC United em 2004, depois de ter despontado no Mundial Sub-17 e Sub-20 de 2003 (ele que participou em 3 Mundiais Sub-20).

Em 2007, a noticia da contratação de Freddy Adu por parte do Benfica, causou natural surpresa, um dos mais conhecidos jovens jogadores mundiais assinava por 5 épocas com o Sport Lisboa e Benfica. Vinha para substituir Simão Sabrosa...

A única época de Freddy Adu no Benfica não foi uma total desilusão, fez 21 jogos, em todas as competições entre Agosto de 2007 e Março de 2008. Alguns pormenores interessantes, no entanto percebeu-se sempre alguma desconfiança dos treinadores do Benfica nessa época para lhe darem a titularidade (consegui-o apenas nas taças).

Na 1ª Liga faz, 11 jogos (127 minutos) e 2 golos (Marítimo na Luz e Académica, em Coimbra), todos sob o comando de José António Camacho.
Na Liga dos Campeões, 3 jogos (84 minutos) e 0 golos. Na Taça Uefa, 1 jogo (5 minutos) 0 Golos.
Na Taça de Portugal, 3 jogos (114 minutos) 0 golos. Na Taça da Liga, 3 jogos (159 minutos) 3 golos.

A meio da época, em Março de 2008, é chamado, pelos EUA para disputar a qualificação para os jogos Olímpicos que consegue com sucesso e golos, mas no regresso á Luz, encontra um novo treinador Chalana, um Benfica fora das competições Europeias, e só com a Taça de Portugal como objectivo. Não mais voltou a ser convocado nem a vestir, oficialmente a camisola do Benfica.

Começava aqui o declínio europeu da estrela Norte-Americana. Todas por empréstimo do Benfica. Primeiro, em 2008/09, passagem desastrada pelo Mónaco (9 jogos sempre como suplente utilizado, sem golos).
Depois em 2009/10, Belenenses, utilizado em apenas 3 jogos de campeonato, novo empréstimo agora ao Aris Thessaloniki, apenas 9 jogos na Liga, 1 golo marcado, quase todos como titular.


Em 2010/11, depois de dispensado pelo Aris e ser testado em vários clubes (Sion, FC Randers), chegaria á 2ª liga Turca e ao Rizespor, onde faria 4 golos nos 13 jogos em que foi utiilizado.



Finalmente, em Agosto de 2011, rescinde o seu contrato com o Benfica, e assina pelo Philadelphia Union, estreando-se pela sua nova equipa a 13 de Agosto, como titular frente ao FC Dallas.

Freddy Adu, tem apenas 22 anos.

7 comentários:

redruy disse...

acho que o adu vai bater o recorde do maniche da quantidade de clubes pelos quais passou

toine disse...

Nii Odartey Lamptey

Nuno Ganchinho disse...

Lembras-te que o Adu era um dos primeiros jogadores a contratar no FM?????ehehe grandes tempos....abraço

Braima disse...

O freddy Adu não é um flop. Acho que deves visualizar bem todos os jogos que ele fez pelo Benfica. Ja joguei contra grandes jogadores. Quando miudo contra um que me fez num 8, jogador esse Fabio Paim. Talento tinha mas nunca foi chamado de flop. o que fez ele como senior?? nada!! mas o talento ta la. O Quaresma, um jogador com grande potencial, Robben tambem com grande potencial mas que devido a lesoes muitos comecavam a duvidar. É dificil ficar motivado quando percebemos que nao somos opcao porque o treinador tem PREFERIDOS e foi o que aconteceu na epoca. Freddy Adu foi rotulado como estrela sem se ter firmado como tal primeiro. campeonatos de sub-20 ganhos ou idas a final do mesmo muitos jogadores tem MAS NAO VEJO AQUI O NOME DO NELSON OLIVEIRA

SusumuBenfica disse...

Não vês o nome do Nelson Oliveira, nem verás nunca.

Quanto ao resto, respeito a opinião. Mas mantenho tudo. Há variados jogadores que por esta ou aquela razão não fizeram nada no Benfica, decisões do treinador fazem parte da avaliação.

Quanto ao caso do Fábio Paim, o clube que o formou e os seus, que se preocupem em avalia-lo.

Obrigado Bojinov e Sinama-Pongolle!!! disse...

Uma pequena correcção caro Susumu: Freddy Adu tem apenas 22 anos... no BI. Na realidade deve ter uns 30. É norte-americano, mas nasceu no Gana (a pátria de Nii Lamptey).

Anónimo disse...

Se o Adu deve ter 30 anos então o mantorras deve ter mais de 40 anos LOL