sexta-feira, julho 20, 2007

1997/99 - Sergei Ovchinnikov - 27 J -24 G

Garantidamente, Ovchinnikov nunca marcou um golo ao Benfica, mas mesmo assim foi contratado.

A primeira vez que se ouviu falar no nome do Guarda Redes russo foi numa eliminatória da Taça das Taças em que Ovchinnikov jogou e bem pelo Lokomotiv Moscovo contra o Benfica, especialmente no jogo da Luz (vitória 1-0).
Na época seguinte estava no Benfica para ser suplente de Preud'homme, lugar que nunca esteve sequer perto de abandonar, uma vez que as qualidades do belga (como se sabe) eram incomparavelmente superiores.

Nos jogos efectuados nunca foi capaz de demonstrar as qualidades com que vinha rotulado, e sobretudo nunca fez sombra ao grande Michel. No final da segunda época ao serviço do clube, e quando se sabia já da saída de Preud'Homme, o Benfica optou pela dispensa de Ovchinnikov, que seguiu para Alverca onde foi colega de Jamir, Caneira, Nuno Assis e Kulkov entre outros.



No final da época 1999/2000 fez o caminho do costume juntando-se ao Porto, onde esteve dois anos, seguindo-se o regresso ao Lokomotiv. Jogou depois no Dinamo de Moscovo, o tal clube que se encheu de portugueses (que fugiram quase todos ao fim de pouco tempo), mas que continua a lutar bravamente por não descer de divisão no campeonato russo, do qual foi convidado a sair depois de agredir um árbitro.



Jogou ainda no Euro 2004, onde foi expulso no jogo contra Portugal por ter alegadamente colocado a mão na bola fora da área.

13 comentários:

T-Rex disse...

Incrível! Andas a ler-me os pensamentos, certamente! :)

Este senhor vai ser o próximo lá na minha tasca!

No Glorioso, e na minha opinião, não foi (acima de tudo) feliz. No Porto... voltou a não ser feliz! Talvez não sejam só infelicidades...

PS:No global não deixou de ter uma carreira "interessante", especialmente na selecção russa. Não foi dos piores mas pelo que dele se esperava foi certamente um flop.

Um abraço.

Vedeta ou Marreta ?

Edmundo Sarmento disse...

este senhor foi aquele que teve um aparatoso acidente na CREL quando era jogador do FCP e que, se não me engano, acabou por provocar a morte de uma pessoa. Acabou por ser ilibado. Nessa altura ainda os tentáculos do senhor jorge nuno (como lhe chama a ex-cunhada...) se estendiam para sul do Douro...

tuga_SLB disse...

excelente blog, adicionado aos meus favoritos. Mais um pouco de propaganda a um espaço novo na blogosfera não faz mal nenhum.

http://visaodeumlampiao.blogspot.com

Anónimo disse...

O blog está engraçado. Conheci-o hoje e faço já uma sugestão para mais um flop que provavelmente até já está agendado: Escalona. É mais um a juntar à lista de alguns que vi aqui no blog e que pensei: "Xiiiiiii...., este gajo!"

Saudações Benfiquistas

SusumuBenfica disse...

É verdade o Alejandro Escalona, actualmente de saída do Nautico do Brasil com destino ao Everton do Chile, estará por aqui daqui uns tempos...

Tiagojcs disse...

Grande Blog ! Excelente ! Preudeu a minha atenção do inicio ao fim . Tive cerca de 45 minutos a recordar estes barretes do glorioso .

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Utilizador disse...

e para quando o grande "flop" chamado Toni? Aquele que passou pelo Farense e não pode jogar meia-época porque estava mal inscrito, se não me engano...

SusumuBenfica disse...

André, o Toni, que esteve no Zamora de Espanha na época 2006/07, ha-de vir por aí...

Anónimo disse...

este podia ser era o ovchinni...cove!Nem categoria para o alverca, na altura do Luis Filipe(Rei dos Pneus)Viera, servia!Muita falta de qualidade, sem duvida!

N.M disse...

Prometeu muito mas depois não fez nada de especial!!!!

Ricky_cord disse...

O homem não era mau de todo

Anónimo disse...

Eu ate nem considero o Ovchinikov um flop assim tão grande, do que me lembro dele sempre achei que tinha bastante qualidade mas tenho de admitir que no SLB não se afirmou.

Adoro o teu blog finalmente alguem se deu ao trabalho de escrever o que todos os benfiquistas dizem na brincadeira uns aos outros, aqui vao mais umas ideias de flops(na minha humilde opinião):

drulovic
emilio peixe
luis filipe(a falta de qualidade é de brandar aos ceus)
penso que vais ter mais uma eterna promessa, o fabio coentrão
joao manuel pinto
amoreirinha

Anónimo disse...

Não foi dos piores. Sem dúvida flop no Benfica, mas se nos lembrarmos que quando o Preud'Homme se retirou, e ele se podia finalmente afirmar, o Benfica contratou 3!!!! guarda-redes (Enke, que se veio a revelar acertado; Bossio, que vinha para titular indiscutível e acabou como todos sabem; e Nuno Santos... nem vou comentar), veremos que afinal ele apenas não teve grandes oportunidades. No Porto foi afastado depois de um ou 2 jogos em que facilitou, mas isso acontece a qualquer guarda-redes algumas vezes na carreira. Acabou por fazer um bom trajecto.