quinta-feira, setembro 06, 2007

1999/00 - Samuel Okunowo - 12J 1G

Se há jogadores de futebol que se podem considerar flops, Samuel Gbenga Okunowo, deve fazer parte da categoria máxima desse tipo de jogadores (Pior só mesmo Winston Bogarde que nunca passou pelo Benfica, felizmente, mas foi o maior flop da história recente do futebol, tendo passado sem sucesso por clubes como Ajax, Milan, Barcelona e Chelsea).

Continua a ser surpreendente como conseguiu chegar ao plantel principal do Barcelona, e ao plantel principal do Benfica com menos de 20 anos.



Na verdade Okunowo (nome sugestivo para trocadilhos) só tem 28 anos, e arrasta-se pelos relvados mundiais, sendo mais impressionante se tivermos em conta que aos 20, era já internacional A pela Nigéria, com uma presença nos Jogos Olímpicos, e presença na Taça Africana das Nações.
O Benfica recebeu-o por empréstimo do Barcelona no inicio da época de 1999/00, era a principal esperança de Jupp Heynckes, para, finalmente, os adeptos esquecerem Veloso. Porém nem os adeptos esqueceram Veloso, nem Okunowo demorou muito a desaparecer da equipa principal do Benfica, depois da estreia a 20 de Setembro de 1999, num jogo em casa com o Setúbal, despediu-se em 19 de Dezembro do mesmo ano numa derrota em Guimarães.



Pelo meio, momento histórico, eu estava lá, quando a 4 de Outubro, num jogo em casa com o Estrela da Amadora, o simpático Nigeriano descaído para a esquerda e á entrada da área desfere um remate em arco e faz golo, muito festejado pelos adeptos. Foi a ultima vez que me lembro de Okunowo ter sido aplaudido na Luz. Depois a carreira de Okunowo prosseguiu em espiral descendente, passagens por Ionikos, Dinamo de Bucareste, Tirana da Albânia, Metalurh e Stal da Ucrânia.


Além dos clubes referidos, passagens mais ou menos rápidas (esteve á experiência) por Badajoz, Panionios, ADO den Haag, estando actualmente a prestar provas no Bryne da Noruega.

8 comentários:

Insolente disse...

Extraordinário jogador, acho injustas as criticas. Eu pessoalmente dava tudo para o ter no meu clube. Vamos lá Riachense, este ano é que subimos aos distritais. Ora então um grande bem haja

Anónimo disse...

a ironia utilizada no comentário em cima, está5estrelas...
Eu acho que nem na minha equipa S.C.Sabugal o cria a jogar, o mais certo era enganarem-se a meter o nome na camisola...Okuvelho!!!

SusumuBenfica disse...

Insolente, se o Riachense ainda estiver interessado, parece-me que o Bryne da Noruega (pelos meus conhecimentos de noruguês (!?) parece que foi o que se passou) já recambiou o Samuel para casa. È avançar Riachense, é avançar, ele está disponível...

:)

T-Rex disse...

Epá,eu até que não desgostava do gajo mas... passava mais tempo no ar (em viagens entre Lisboa e os compromissos da selecção nigeriana) do que propriamente a treinar e jogar. Outro caso foi Jorge "El Patrón" Bermudez mas esse safou-se e foi enorme pela América do Sul.

Vedeta ou Marreta ?

N.M disse...

Marcou um golo?Como?!!!!

Júri Faustino disse...

Este gajo não tem 28 anos. Tem 35. É daqueles que se foi registar de bicicleta e levou o irmão mais novo, que tinha 5 anos.

João Oliveira disse...

Foi contratado hoje pelo Norwich Victoria da quinta divisão inglesa!

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1019842&div_id=1488

Anónimo disse...

Prometeu muito, realmente, mas depois do Benfica foi sempre a arrastar-se pelo mundo fora até cair nas últimas divisões mundiais. Flop na carreira toda.