Hoje em dia, Ivan Dudic é, quase unanimemente, reconhecido como um dos piores jogadores que passou pelo Benfica nas últimas decadas, estou no entanto convencido de que se Mourinho não tem saído como saiu a meio da época 2000/01, este seria hoje recordado de forma diferente. Aparentemente Mourinho apostava nele (também porque não tinha mais ninguém para o lugar), utilizando-o em 5 dos 11 jogos que comandou o Benfica, mas sobretudo Dudic fazia parte daquele que começava a ser o onze base de um Benfica em crescendo (culminando aqui), que caíria a pique até ao desastroso final (6º lugar, derrota em alvalade 0-3, com Alverca 0-2, com Gil Vicente 0-3, empate com Salgueiros 1-1 e com o Desp. das Aves 4-4).
Em apenas uma época Dudic (esteve várias épocas ligado contratualmente ao clube, mas entre empréstimos e presenças na equipa B), teve 3 treinadores, Jupp Heynckes (3 jogos), Mourinho (5 jogos) e Toni (16 jogos).
Em apenas uma época Dudic (esteve várias épocas ligado contratualmente ao clube, mas entre empréstimos e presenças na equipa B), teve 3 treinadores, Jupp Heynckes (3 jogos), Mourinho (5 jogos) e Toni (16 jogos).
Fica também um desentendimento com Van Hooijdonk (a propósito, jogador extraordinário) durante um jogo com o Alverca, que levou Toni, a perder (0-1) ao intervalo, a deixar o holandês no balneário... derrota por 0-2... golos de Rui Borges e... Ivan Dudic na própria baliza!!
Internacional pela Jugoslávia, com presença no Euro 2000, foi contratado pelo Benfica por indicação de Zoran Filipovic, que no entanto sempre foi avisando "Aguenta bem os 90 minutos sempre a atacar e a defender. Creio que faz bem as duas funções. Não é fácil, contudo, entrar nesta altura num clube como o Benfica. Aquela camisola pesa." Confirma-se.
Demonstrou sempre enormes dificuldades em se impor na equipa benfiquista, fraco a defender, e, sobretudo, demonstrando uma incapacidade gritante em lidar com a pressão de jogar no Estádio da Luz. Em resumo, não era rápido, não era agressivo, não era bom a defender, não esteve muito tempo na Luz.
Ainda como jogador do Benfica, foi emprestado ao Estrela Vermelha, e ao FK Rad Belgrado, esteve na equipa B Benfiquista, antes de ser definitivamente dispensado ingressando no Mons, depois FK Bezanija, Zalaegerszegi da Hungria, joga actualmente no Újpest FC também da Hungria.
4 comentários:
bom blog!..continua a apresentar-nos os grandes flops que passaram pelo Benfica...saudações benfiquistas!
Rivaliza com Samuel Okunowo pelo título de Rei dos Flops na lateral direita.
O gajo até fez uns joguitos jeitosos na selecção da Jugoslávia mas depois... flop!
Vedeta ou Marreta ?
Tenho apenas a dizer que o Dudid que está no APOP (Chipre) não é este.
Confirmei-o com um amigo que joga lá. E não é o Calado!!
Abraço e parabéns pelo excelente blog
Quem é esse amigo, oh Júri? Queria ver se conhecia. Dudic foi um caso de pura inadaptação ao futebol português e ao Benfica. No Euro 2000, mesmo antes de chegar, fez os jogos todos na Jugoslávia como titular. Um pouco à semelhança de Ibarra no Porto, se bem que este depois fez uma carreira muito melhor. Dudic foi sempre a descer.
Enviar um comentário