quarta-feira, março 05, 2008

2002/03 - Éder Bonfim - 5J 0G

Foram apenas 5 jogos e dois meses de Águia ao peito (na verdade foram 6 meses, mas só teve utilização real de Setembro a Novembro), o suficiente para se perceber que, o então jovem lateral direito, não tinha pedalada para assumir-se num clube como o Benfica. Desses 5 jogos oficiais, todos para o Campeonato Nacional, 3 vitórias e 2 derrotas, numa delas esteve em plano de evidência, numa derrota para o Porto de Mourinho nas Antas. O Benfica pôs-se em vantagem logo aos 3 minutos, depois entrou Éder em acção, empatou com um vistoso auto-golo ainda na primeira parte, para ser expulso com vermelho directo na 2ª por falta que não cometeu sobre Deco, livre do qual resultaria o 2-1 final.



Despediu-se do Benfica com outra derrota, frente ao Varzim, num jogo que também marcou a despedida de Jesualdo "Dragão de Ouro desde pequenino" Ferreira do Benfica. Com a chegada de Camacho foi dispensado e emprestado ao Estrela da Amadora na época na II Liga.


Fez depois carreira interessante e regular em vários clubes portugueses, primeiro passagem por SC Braga, seguindo-se Vitória de Setúbal onde venceu a Taça de Portugal (frente ao Benfica pois claro), passando depois para o União de Leiria onde ainda se mantém.

Chamada de atenção final para esta foto da apresentação dos reforços no Estádio da Luz época 2002/03, a foto é excelente, mas tenho dificuldades em enumerar o que é mais doloroso, se o Estádio em ruínas, se a horrorosa cor de equipamentos, se a qualidade dos reforços (reforços??!) apresentados...

20 comentários:

RBG disse...

Desafio um benfiquista a assumir que ao olhar para estes 5 artistas da bola tenha pensado: "Eh pá, com estes é que vai ser! Vamos ser campeões!"

RBG disse...

Já agora:

http://juventudemineira.blogspot.com/

Anónimo disse...

Já nem me lembro quem são estes reforços, só reconheco o Peixe e este Éder.

Quem são os outros?

Dogus disse...

O da esquerda é o cristiano.

O do meio é o Everson (será?)

O outro faz-me lembrar o Rojas, mas acho que já não é desse tempo...

SusumuBenfica disse...

Da direita para esquerda, temos Cristiano, Éder, Andersson, George Jardel e Peixe...

Rui Guerra disse...

não foi o varzim, foi o gondomar (apito dourado) que arrumou o Jesualdo do SLB.
Foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica, depois disso venceu uma Taça e um Campeonato.

Dogus disse...

XI! nem me lembrava desses dois... nem sei se algum vestiu a camisola em jogos oficiais... o Anderson andou pelo Alverca, penso eu. O Jardel foi pelo Santa Clara (acho).

Às vezes acho que é melhor assim, nem nos lembrarmos deles...

SusumuBenfica disse...

Exacto Rui, o Varzim foi a despedida mas do campeonato. Depois ainda jogou com o Gondomar para a Taça.

SusumuBenfica disse...

Dogus, nem o Andersson nem o George Jardel jogaram oficialmente, o Peixe fez 2 Jogos.

T-Rex disse...

Cruz Credo!!!!

Faleiro disse...

Peixe, George, Anderson, Éder e Cristiano... So estrelas =/

Tiagojcs disse...

Realmente essa foto é memoravel ! Aposto que cada um deles terá essa foto espalhada pelas suas casas . O dia que jamais pensaram acontecer . Tornaram-se jogadores do Glorioso !!

Excelente Blog !

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Anónimo disse...

Estes reforços sao de fugir... Exactamente, nem o anderson luiz nem o george jardel jogaram oficialmente pelo benfica.. o peixe so jogou pa fazer merda e o éder... que dizer... so me lembro que, nesta epoca realmente miseravel, o éder era a contrataçao surpresa!!! lol foi um escandalo no estadio. sendo q a contrataçao surpresa passada tinha sido simao lol.. dp apresentam este miudo, vindo do gremio inhumense (clube q exporta, curiosamente, prai 40 jogadores época p o campeonato portugues).. ilustre desocnhecido!

Pulha Garcia disse...

Parto-me a rir com este blog (e sou do Benfica, sócio cativo). O Éder era muito mau a defender e chegou demasiado novo ao clube. No jogo do Porco a que se referem o Éder fez o centro para o primeiro golo do Benfica (marcado pelo Tiago). Infelizmente para nós a comandar a equipa estava um mago e um visionário que mesmo com mais um em campo e a ganhar conseguiu perder o jogo. Seu nome: Jesualdo, o manso.

De qualquer forma, para quando um post sobre o Luis Filipe? É que faz-me sentir saudades do Éder.

Francisco Melo disse...

Sou sportinguista, mas dou os meus parabéns por este excelente blog! É impossível não nos rirmos com estas pérolas! A descrição que é feita a cada jogador é mt cómica, e faz-me imediatamente pensar nos hads, kmets, nalitzis e outros portentos que passaram pelo outro relvado da 2ª circular! Tb dá que pensar até que ponto os empresários mandam nos clubes para meterem pés de chumbo dessa qualidade num clube como o Benfica. Esta foto sobre os reforços da temporada é deveras assustadora! O Benfica realmente andou na fossa, qd o melhor que tinha eram jogadores daquela craveira.

Anónimo disse...

Esta última foto deu-me 1 ataque de riso!!!

Mas que cromos!!!

Peter Gunn disse...

Até doi o coração de ver tantos craques juntos na mesma foto...

Nem para apanha bolas serviam, quanto mais para honrar a camisola do GLORIOSO!

Anónimo disse...

Este jovem "defesa-direito" teve uma brilhante declaração à chegada, ataco bem mas tenho de aprender a defender!

Declaração no mínimo interessante para um "defesa-direito"...

Anónimo disse...

Flop no Benfica, onde chegou muito novo. Nunca brilhou a grande altura nos outros clubes por onde passou, mas fez mesmo assim um trajecto interessante. Mas na altura do Benfica ainda não era jogador para essas andanças.

Le Marquis est Vivant disse...

Em relação à última foto, faço minhas as palavras do autor deste blog.

Eu estive nesse jogo, havia muita gente na bancada norte mas... a Luz estava moribunda, a equipa era triste, o adversário (creio que Grémio de Porto Alegre) idem, o resultado 0-0 idem.

Muita agonia que nós Benfiquistas sofremos nas últimas décadas...