segunda-feira, junho 30, 2008

2003/04 - Alex - 19J 0G

A passagem deste Médio Ala, transformado em Defesa Direito pelo Benfica foi pouco mais que invisível, pouco utilizado a partir de certa altura e quase sempre com exibições insignificantes, provou que não basta aos clubes apostar em jogadores do campeonato português só por uma boa época e alguns golos, é preciso muito mais que isso.

Muito feliz no Moreirense, onde fez apenas uma época na 1ª liga, 30 jogos e 3 golos no campeonato, o interesse do Benfica foi surpreende, a sua contratação nem tanto. Não se impôs, alternou exibições medíocres com outras menos boas, e nunca foi uma alternativa aos médios ala da equipa (Simão, Geovanni, etc), mesmo assim ajudou a vencer a Taça de Portugal realizando dois jogos no percurso ate á final.


No final da época, com a saída de Camacho, e a chegada de Trappatoni, foi dispensado e emprestado ao Guimarães. Foi transformado em Defesa Direito e realizou um época muito interessante, que lhe voltou a abrir as portas da Luz.
O Benfica foi campeão, e chegou Koeman, que contava com ele para substituir o fugitivo Miguel. Suplente não utilizado logo no primeiro jogo oficial da época, a final da supertaça, foi titular na apresentação da equipa aos sócios (derrota com a Juventus 0-2) e depois mostrou-se insatisfeito e com vontade de reforçar os Alemães do Wolfsburg. Foi, e teve uma primeira época muito interessante.

Ainda como jogador do Guimarães foi a chamado á selecção nacional, pela mão de Scolari, três jogos completos com Eslováquia, Estónia e Egipto e uma convocatória para o jogo com o Luxemburgo, fizeram dele internacional português. Depois épocas de escassa utilização na Alemanha, onde ainda permanece esta época, levaram a que caísse no esquecimento a nível nacional.


Não era, mas passou a ser, mais um defesa direito na história Benfica.

9 comentários:

Dogus disse...

Como é que este jogador ainda foi internacional A é que eu pergunto...

Anónimo disse...

Da mesma maneira que foram Nuno Assis, Neca, Romeu, Marco Ferreira, entre outros que não me recordo agora, foram jogadores que deram nas vistas e foram chamados a testar.

Joelito disse...

Onde é que anda o Neca?

SusumuBenfica disse...

Joelito, o Neca está na Turquia ao serviço do Ankaraspor.

Rui Guerra disse...

a bem dizer, Alex nunca jogou a defesa direito no SLB mas, sim no Guimarães, ou não foi assim?

SusumuBenfica disse...

O único jogo a defesa direito do Alex no Benfica foi a apresentação aos sócios da época 2005/06 com a Juventus.

Oficialmente, realmente, nunca jogou como defesa direito.

Peter Gunn disse...

O Scolari realmente tinha muito jeito para estrear na selecção jogadores que mal se sabia que jogavam... quer dizer.. ao menos estes ainda jogavam... ao contrário de muitos outros que estavam no banco nas suas equipas e eram titulares indiscutiveis na Selecção...

Viva o Queiroz! :P

Anónimo disse...

um flop no Benfica, melhor ainda assim que Luís Filipe. Confesso que o acho melhor extremo do que defesa. Está a ter uma carreira a nível médio/alto muito devido a essa passagem pela selecção. Não tinha qualidade para tal.

Le Marquis est Vivant disse...

O que eu me lembro deste gajo é que rendeu 2 milhões de euros ao Benfica.

Abençoado Wolfsburgo.