segunda-feira, julho 28, 2008

2001/02 - Quim Berto - 0J 0G

O Benfica vinha do maior desastre desportivo da sua história, do maior descalabro de que há memória, mas, como sempre aliás, as coisas não ficam por aí e o Benfica dispensa Van Hooidjonk e oferece o Campeão Europeu Marchena e mais uns milhões de euros por Zahovic ao Valência. Para compensar os Benfiquistas eis que chegam os habituais "reforços" milagrosos que fazem parte de uma equipa maravilha, que é normalmente o sonho de qualquer treinador etc etc, e foi neste de clima de felicidade (o Benfica tinha acabado de ficar em 6º lugar a dois pontos do 7º) que o Benfica anuncia a contratação de um dispensado do Sporting, Quim Berto... em Setembro anuncia a sua dispensa.



Quim Berto, só jogou no Benfica em particulares, em Junho, António Simões, afirmava com rigor, "
A contratação do Quim Berto corresponde às necessidades do nosso plantel”, correspondeu de facto ás necessidades do plantel do... Varzim clube a que foi cedido em Novembro, primeiro por empréstimo e depois definitivamente.



Quim Berto nada fez para merecer o Benfica, que o contratou vá lá saber-se porquê, mas vingou-se rapidamente. Na época seguinte com uma equipa repleta de ex-benfiquistas "Barbosianos" (um deles regressou esta época á Luz) o Varzim fez o seu campeonato naquele jogo, Quim Berto jogou e fez jogar, marcou de penalti e fez uma assistência, não impedindo no entanto a descida de divisão.


Marcar ao Benfica foi, aliás, algo que Quim Berto fez várias vezes, marcou na Luz em 1995 (derrota 1-3 com Guimarães), em Guimarães e em Campomaior (Luz interdita) em 1997 (derrota 0-1 e 0-2), além do já citado golo pelo Varzim, para um total de 4 golos e quatro derrotas benfiquistas.



Quim Berto, iniciou a carreia sénior no Benfica de Castelo Branco, mas é sobretudo reconhecido como um bom jogador nas suas passagens pelo Vitória de Guimarães, pouco feliz no Sporting (dispensado duas vezes, mas Campeão Nacional em 2000), e nada feliz no Benfica, passou depois pelo Varzim, Estrela da Amadora, Santa Clara e agora aos 36 anos esteve perto de regressar á 1ª Liga ao serviço do Vizela realizando na época 2008/09 todos os minutos da 2ª liga.

8 comentários:

Dogus disse...

Lembro-me bem desta contratação. Na altura sei que fiquei satisfeito. Ainda hoje continuo a pensar que podia ter vingado no nosso Glorioso. Porque razão não o fez? Pois, não sei... e foi efectivamente um FLOP dos maiores! Porque há flops e flops: estes em que se acredita (e que por isso são desilusão); outros que não conhecemos de lado nenhum e que são mais flop de quem os contratou e não dos próprios jogadores que por vezes nem têm culpa, de tão cepos que são... E esses são aos montes, aqui bem reflectidos neste blog...

Anónimo disse...

tambem há quem diga que o problema foi do empresário... quem não era representado pelo José Veiga no Benfica estava tramado.. foi o que aconteceu com o Maniche, Sokota, Jorge Ribeiro, quim Berto, Etc

Peter Gunn disse...

não é o empresário que os ensina a jogar à bola dentro do campo... porque a maioria não se pode queixar de falta de oportunidades para jogar... só que depois chegam ás 4 linhas e só fazem é porcaria!

Só se foi o "outro" empresário que os mandou jogar mal para poderem ir a custo zero para outras equipas...

Anónimo disse...

Abriu o caminho ao Marco Ferreira.

Anónimo disse...

Não teve oportunidades. Flop apenas por isso. na minha opinião foi um desperdício. Teve uma carreira relativamente boa mas tem potencial para mais e melhor. Um bom defesa esquerdo, defende bem e ataca melhor, e exímio na marcação de livres e penaltys. Faltaram-lhe apenas oportunidades.

Vale disse...

Grande Quim Berto, conseguiu ser um flop no Sporting e no Benfica!... Agora e um histórico do FC Vizela.

http://futlol.blogspot.com

Rikhart disse...

Epá este site é fantastico, parabens. Estou-me a partir a rir com isto tudo

Anónimo disse...

Care to show what template your using....I love the web-site layout