O Benfica vinha do maior desastre desportivo da sua história, do maior descalabro de que há memória, mas, como sempre aliás, as coisas não ficam por aí e o Benfica dispensa Van Hooidjonk e oferece o Campeão Europeu Marchena e mais uns milhões de euros por Zahovic ao Valência. Para compensar os Benfiquistas eis que chegam os habituais "reforços" milagrosos que fazem parte de uma equipa maravilha, que é normalmente o sonho de qualquer treinador etc etc, e foi neste de clima de felicidade (o Benfica tinha acabado de ficar em 6º lugar a dois pontos do 7º) que o Benfica anuncia a contratação de um dispensado do Sporting, Quim Berto... em Setembro anuncia a sua dispensa.
Quim Berto, só jogou no Benfica em particulares, em Junho, António Simões, afirmava com rigor, "A contratação do Quim Berto corresponde às necessidades do nosso plantel”, correspondeu de facto ás necessidades do plantel do... Varzim clube a que foi cedido em Novembro, primeiro por empréstimo e depois definitivamente.
Quim Berto nada fez para merecer o Benfica, que o contratou vá lá saber-se porquê, mas vingou-se rapidamente. Na época seguinte com uma equipa repleta de ex-benfiquistas "Barbosianos" (um deles regressou esta época á Luz) o Varzim fez o seu campeonato naquele jogo, Quim Berto jogou e fez jogar, marcou de penalti e fez uma assistência, não impedindo no entanto a descida de divisão.
Marcar ao Benfica foi, aliás, algo que Quim Berto fez várias vezes, marcou na Luz em 1995 (derrota 1-3 com Guimarães), em Guimarães e em Campomaior (Luz interdita) em 1997 (derrota 0-1 e 0-2), além do já citado golo pelo Varzim, para um total de 4 golos e quatro derrotas benfiquistas.
Quim Berto, iniciou a carreia sénior no Benfica de Castelo Branco, mas é sobretudo reconhecido como um bom jogador nas suas passagens pelo Vitória de Guimarães, pouco feliz no Sporting (dispensado duas vezes, mas Campeão Nacional em 2000), e nada feliz no Benfica, passou depois pelo Varzim, Estrela da Amadora, Santa Clara e agora aos 36 anos esteve perto de regressar á 1ª Liga ao serviço do Vizela realizando na época 2008/09 todos os minutos da 2ª liga.
8 comentários:
Lembro-me bem desta contratação. Na altura sei que fiquei satisfeito. Ainda hoje continuo a pensar que podia ter vingado no nosso Glorioso. Porque razão não o fez? Pois, não sei... e foi efectivamente um FLOP dos maiores! Porque há flops e flops: estes em que se acredita (e que por isso são desilusão); outros que não conhecemos de lado nenhum e que são mais flop de quem os contratou e não dos próprios jogadores que por vezes nem têm culpa, de tão cepos que são... E esses são aos montes, aqui bem reflectidos neste blog...
tambem há quem diga que o problema foi do empresário... quem não era representado pelo José Veiga no Benfica estava tramado.. foi o que aconteceu com o Maniche, Sokota, Jorge Ribeiro, quim Berto, Etc
não é o empresário que os ensina a jogar à bola dentro do campo... porque a maioria não se pode queixar de falta de oportunidades para jogar... só que depois chegam ás 4 linhas e só fazem é porcaria!
Só se foi o "outro" empresário que os mandou jogar mal para poderem ir a custo zero para outras equipas...
Abriu o caminho ao Marco Ferreira.
Não teve oportunidades. Flop apenas por isso. na minha opinião foi um desperdício. Teve uma carreira relativamente boa mas tem potencial para mais e melhor. Um bom defesa esquerdo, defende bem e ataca melhor, e exímio na marcação de livres e penaltys. Faltaram-lhe apenas oportunidades.
Grande Quim Berto, conseguiu ser um flop no Sporting e no Benfica!... Agora e um histórico do FC Vizela.
http://futlol.blogspot.com
Epá este site é fantastico, parabens. Estou-me a partir a rir com isto tudo
Care to show what template your using....I love the web-site layout
Enviar um comentário