sábado, abril 25, 2009

2006/07 - Francisco "Kikin" Fonseca - 13J 3G


Foram apenas seis meses, e três golos, pouco para o avançado Mexicano confirmar em Portugal o crédito que tinha e ainda tem no México. A verdade é que a passagem por Portugal e pelo Benfica foi a única aventura de Kikin fora do seu país.

Recuando ao momento da sua contratação, o Benfica iniciava em Julho de 2006 a enésima tentativa de formar um Dream Team, com Petit, Katsouranis, Rui Costa, Simão, Kikin Fonseca e Nuno Gomes. O Mexicano chegava ambicioso, e na cabeça dos adeptos estava ainda o golo marcado a Portugal no Mundial da Alemanha.

A estreia deu-se na pré - eliminatória da Liga dos Campeões com o Áustria de Viena ainda em Agosto, para logo a seguir estrear-se a marcar de cabeça frente ao Estrela da Amadora em jogo particular.

O inicio prometedor cedo se desvaneceu, o Benfica é goleado na 2ª Jornada do campeonato ,no Bessa por 3-0, o que, a juntar ao adiamento do jogo da 1ª Jornada frente ao Belenenses (Kikin marcaria o único golo de águia ao peito no campeonato neste jogo em Dezembro), levou os adeptos a desanimar, e Kikin cada vez mais longe dos golos e do onze titular do Benfica.

Com um mês de Novembro em branco, sem um único minuto no campeonato, começam as inevitáveis noticias dando conta do interesse de variados clubes mexicanos na contratação do jogador, no entanto Kikin mantém a vontade de continuar no clube.

Até que em Dezembro, o goleador parece querer começar a aparecer, é titular pela primeira vez em três jogos consecutivos, culminando esta aposta de Fernando Santos com um golo ao Belenenses na Luz, para logo a seguir, também na Luz fazer mais dois golos desta vez para a Taça de Portugal frente ao Oliveira do Bairro.

Mas o destino do Avançado mexicano na Luz estava há muito definido, primeiro surge o VeraCruz, o Santos Laguna e o América do México, depois o AEK. Kikin segue ainda viagem com a equipa para o Dubai, onde se despede do Benfica num jogo frente á Lázio.

Assinou então pelo Tigres onde ainda se mantém. Confessou-se triste pela saída e pelos poucos minutos de utilização mas agradeceu a oportunidade de jogar num Grande Clube Europeu.


Jogou no Mundial 2006 (4J 1G) e na Taça das Confederações 2005 (4J 2G), falhou a Copa América 2007, foi depois chamado para substituir o lesionado Borgetti, mas recusou a chamada e desde essa altura não mais jogou pela selecção do México.

16 comentários:

JNF disse...

Só foi flop porque não o deixaram jogar mais tempo.

Dogus disse...

Concordo em absoluto. Flop porque não lhe deram mais minutos. Este ao lado do Cardozo (tal e qual como está agora, por exemplo, o Nuno) fazia muitos estragos.

Rui Magalhães disse...

Sem dúvida que foi um grande flop, mas também sou da opinião que se tivesse mais oportunidades iria se enquadrar e fazer muito estragos.
Concordo com a opinião anterior, e eu achava-o muito parecido com o Nuno Gomes nas tabelas e combinações e à partida teria mais capacidade goleadora o que a juntar com Cardozo teriamos uma dupla ainda que pouco móvel, muito imponente.

Bruno V. disse...

já disseram tudo antes. Flop devido ao reduzidíssimo número de oportunidades. Bom jogador a quem não deixaram brilhar.

dr.RDR disse...

Ele ainda baia as asitas para ver se pegava...
Mas de flop não passou...

Eles Querem disse...

PELO BENFICA...
BOICOTE AOS PRODUTOS DA UNICER... PATROCINADOR DO PORTO E SPORTING

http://superboicote.pt.vu/

PASSA A PALAVRA

O insucesso da UNICER conduzirá ao enfraquecimento do SPORTING e o FCPORTO

RC Fuckyou disse...

Governo Regional da Madeira 3 FLOPS LISBOA E BENFICA 1

Anónimo disse...

the children of a porkos of a bitch

Mais uma vez Os R O U B O S ao S.L. BENFICA conuam ate estes GRUNHIDO dos PORKOS se fazem ouvir não é rc fuckyou ..

tas com azia da taça da liga,não ! Querias ROUBAR a taça ao S.L.BENFICA para chantagear com o dono das cerevejas ,não
Covardes ,corruptos , mafiosos .

Igor disse...

Este quando começou a jogar bem e a marcar golos foi de volta para o México.
O FSantos queimou-o.Punha-o a jogar 2 minutos por jogo. Depois vai para o Dragão e mete-o a titular. Enfim...

planetaportugal disse...

Caros Benfiquistas

É com imenso prazer que anunciamos a abertura de um Motor de Busca do Benfica na rede Gusca.

Falamos do Benfica Gusca.

http://benfica.gusca.net/

O Benfica Gusca obtém nos seus resultados os mesmos resultados que o Google, sendo que para o utilizador final, usar o Benfica Gusca é similar ao uso do Google mas com o Tema do Sport Lisboa e Benfica.

Esperamos que seja do vosso agrado e experimente Já!!!

http://benfica.gusca.net/

Bruno V. disse...

A minha opinião sobre o Kikin já a deixei aqui em cima. Venho apenas dizer que, depois de uns meses a tentar arranjar documentação e contactos com os intervenientes, o meu blog Fintas e Fífias (http://fintasefifias.blogspot.com/) vai finalmente começar a funcionar, tendo já preparados os 2 primeiros visados: André Cruz (ex-Sporting) e Diego (ex-Porto). Vou começar por postar os dados biográficos dos 2 jogadores, um pouco à imagem do que fazes aqui, sendo que podem caracterizá-los como Fintas ou Fífias, e uns dias depois desse post biográfico e do veredicto final, postarei então as entrevistas que fiz a cada um. Espero que gostem, mesmo esses jogadores não tendo nada a ver com o Benfica, são (no caso do André Cruz, foi) craques e esse meu blog versa sobre os 3 grandes. Grande abraço.

Danyro disse...

Olá bom dia sou administrador dum blog sobre o fc porto em http://dragaomadeirense.blogspot.com e queria saber da possibilidade de fazermos parceira e publicidade.
Que achas da proposta?
Cumprimentos
danyro

Bruno V. disse...

Só para dizer que o fifiasefintas.blogspot.com já está a carburar e o 1º post é sobre o nosso Veloso. Daqui a uns dias teremos a entrevista feita ao próprio por mim. Um abraço.

Bruno V. disse...

Perdão, é fintasefifias.blogspot.com

abraço

Antonio disse...

Olá..

Parabéns pelo blog...

eu já moro no México há uns anitos e ainda nao encontrei um mexicano que o considere bom jogador... de facto, custa-lhes a entender como chegou a seleccao..

é tao bom jogador que ainda está no Tigres e nem sequer joga...

Le Marquis est Vivant disse...

Um flop autêntico com certificado de região demarcada.

Jogador absolutamente banal, mas caiu no goto de alguns benfiquistas.