domingo, setembro 26, 2010

2007/09 - Ariza Makukula - 9J 2G



Final do período de transferências da época 2007/08, José António Camacho de regresso ao Benfica pedia reforços para aproximar a equipa do 1º lugar no final da primeira volta.

Na Madeira, Makukula, português mais congolês de Portugal (ou o contrário), marcava que se fartava ao serviço do Marítimo (7 golos em 13 jogos), e o Benfica, já com Cardozo, avançou para a contratação de um avançado alto, possante, e, já agora, goleador.

Aparentemente, foi Camacho o responsável pela contratação, foi a satisfazer o seu pedido que Makukula chegou á Luz bem em cima do fecho do período de transferências, o avançado fez o seu último jogo pelo Marítimo a 28 de Janeiro, era jogador do Benfica dias depois.

A estreia deu-se frente ao Paços de Ferreira para a Taça de Portugal (vitória 4-1), com uma exibição discreta, no entanto e para deixar "água na boca" dos adeptos, apenas quatro dias depois, na Luz marca na vitória (1-0) sobre o Nuremberga para a Taça Uefa.

Makukula foi titular nos primeiros quatro jogos de águia ao peito, fazendo normalmente dupla com Cardozo, o paraguaio fez neste mesmo período 3 golos. O declínio do luso-congolês como jogador do Benfica começou a partir do jogo com o Moreirense para a Taça de Portugal, jogo onde marcou o último golo com a camisola encarnada. Estávamos a 27 de Fevereiro de 2008 e daí até á data da sua despedida como jogador do Benfica a 19 de Outubro de 2008 (já sob o comando de Quique Flores, em jogo da Taça de Portugal frente ao Penafiel), fez apenas 4 jogos.

Depois de vários empréstimos e especulações, e de apenas 9 jogos com a camisola principal do clube, Makukula renderia 2 milhões de euros aos cofres da Luz em Agosto de 2010.

Verdadeiro Globetrotter do futebol, Makukula passou, até ao momento por 12 clubes como futebolista profissional. Formado no Vitória de Guimarães, jogou no Salamanca, Leganés, Valladolid, Nástic e Sevilha em Espanha, Nantes de França, Bolton de Inglaterra, Kayserispor e Manisaspor da Turquia onde se encontra actualmente.

Foi internacional sub-21 português, esteve convocado (e optou) pela selecção do Congo mas acabou por se tornar internacional A por Portugal, marcando um golo decisivo no Cazaquistão no apuramento para o Euro 2008.

Ainda como jogador do Benfica, emprestado ao Kayserispor, foi melhor marcador do campeonato turco com 21 golos. Em entrevista recente manifestou-se triste com a forma como foi tratado no Benfica após a saída de Camacho.

10 comentários:

sloml disse...

Este é um daqueles casos que foi um flop apenas e só por falta de oportunidades. Todos sabemos que tem qualidade e merecia mais e melhor na Luz. Paciência.

Aza Delta disse...

Nunca gostei dele como jogador, mas a verdade é que lhe foram dadas poucas oportunidades.

Aza Delta disse...

Nunca gostei dele como jogador, mas a verdade é que nunca lhe foram dadas muitas oportunidades...

Fluzão Eterno disse...

Criei um blog sobre meu time de coração que é Fluminense e gostaria de perguntar
se você poderia me ajudar fazendo uma parceria de link comigo,desde já muito
obrigado e parabéns pelo seu blog:
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Fluzão Eterno

Fred disse...

nimguém se lembra daquele preto que veio da algéria que jogou ainda alguns anos no Benfica... nem me lembro do nome... acho que era binya

e ja agora, ha também o Robocop do Benfica que nao me lembro do nome! era um imigrante que veio do Canada se bem me lembro!
ha também o Zoro, Adu, Moretto, Beto, Derlei, Paulo Jorge, Alcides no ultimos anos
prontos, muitas muitas contratacoes falhadas

fred

Anónimo disse...

ó Fred tu sabes mto do benfica sabes. nao conheces o fernando aguiar e chamas de flop ao alcides. pa começar ele nem era nosso e se foi flop foi pelas poucas oportunidades que teve, nao pelo fraco rendimento

,Sylar disse...

O Makukula não é flop. É como o Mantorras. Jogadores que são desperdiçados no Benfica. Se fossem para outros clubes teriam dado grandes jogadores. Mas o Benfica é assim mesmo, uma grande m**** e não valorizam os jogadores que têm.

carlitos disse...

Se não jogava...

Bcool973 disse...

Não acho o Makukula flop, acho que foi vítima da mudança de treinador

Yu Dabao disse...

Adoro o teu blog e lembro-me de alguns, ah, velhos bons tempos...

Tens mesmo que fazer este:

Yu Dabao

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=660852

http://en.wikipedia.org/wiki/Yu_Dabao