quinta-feira, fevereiro 03, 2011

2009/10 - Keirrison - 7J 0G


Quando um jogador é contratado por um dos mais influentes clubes da actualidade o Barcelona, por 15 Milhões de Euros, e passado pouco mais de ano meio está mais ou menos incógnito no Brasil ao serviço do Santos, não pode ser considerado só um flop do Benfica, é um Flop global.

Keirrison de Souza, teve uma ascensão meteórica no futebol. No Coritiba, foi goleador, passou para o Palmeiras onde em 14 jogos fez 16 golos, levando á sua transferência para o Barcelona em Julho de 2009.

Com alguma surpresa no dia seguinte á sua transferência para Barcelona, e tapado por Ibrahimovic, Keirrison é emprestado ao Benfica, não sem antes ter sido dado como certo no Porto e no Ajax.

Jorge Jesus, construía um Benfica super, onde Keirisson (um dos destaques do campeonato Brasileiro juntamente com Ramires) parecia poder entrar como uma luva.

O inicio do brasileiro é tímido (sabe-se hoje que toda a sua passagem pelo Benfica foi igual), estreia-se no Torneio de Guimarães, e curiosamente estreia-se em jogos oficiais precisamente em Guimarães, entrando para o lugar de Saviola ao intervalo. Quatro dias depois, a 27 de Agosto, a primeira derrota de Jorge Jesus no Benfica em Poltava, com Keirrison a fazer pela primeira e ultima vez 90 minutos com a camisola encarnada.

Foi preciso esperar pela madrugada de 3 de Setembro, para ver o primeiro golo de Keirrison pelo Benfica, em Toronto frente ao Celtic. Depois um estranho ocaso, de 23 de Setembro até ao seu últmo jogo oficial pelo Benfica, novamente frente ao Guimarães em 22 de Novembro, fez apenas 5 jogos e 219 minutos, sem marcar qualquer golo. Pelo meio segundo golo de Keirrison frente ao Santa Clara nos Açores em jogo particular.

Começou então a falar-se com insistência na possibilidade do Barcelona exigir a saída do seu valioso activo para outro campeonato outro clube, onde a promessa não tivesse a concorrência (super diga-se) de Saviola e Cardozo.

A 30 de Janeiro é finalmente anunciada a saída do avançado, emprestado pelo Barcelona á Fiorentina. Keirrison mostra-se insatisfeito com a passagem pela Luz, "Na verdade não culpo ninguém, mas não concordo com algumas atitudes que aconteceram lá. Não vou citar nomes porque não sou disso e, o que aconteceu, não foi dentro do campo, foi fora." e ainda "Sabia do empréstimo e aceitei. Surgiu o Benfica, mas eu era o oitavo avançado"

Não sei se na Fiorentina era ou oitavo ou nono avançado mas a verdade é que dois golos e seis meses depois regressou a casa ficando o Barcelona com o investimento de 15 Milhões de Euros nas mãos. Seria então emprestado ao Santos, onde ainda se encontra, e muito longe dos golos e promessas de inicio de carreira.

14 comentários:

T-Rex disse...

Até poderia ser o 20º avançado. Tivesse ele qualidade suficiente e teria conquistado um lugar.
Mais que flop no Glorioso, um fiasco monumental para o FCP da Catalunha.

Rui Magalhães disse...

Que se dê por contente, pois fica com um título no currículo.

Nunca pior

Rui disse...

Só da era Jesus, pode já contar com estes, para além do Keirrison:

Shaffer
Patric
Roderick
Fellipe Bastos
Felipe Menezes
Weldon
Éder Luís
Jan Oblak
Lionel Carole

Com estes em lista de espera:

César Peixoto
Fábio Faria
Franco Jara (não é um par de bons jogos que o salva já)

Rui disse...

Creio ser seguro acrescentar o Roberto à lista de futuros flops. O jogo de Braga foi apenas o culminar de vários em que ficou provado que o homem, pura e simplesmente, é fraquíssimo em lances em que tem que sair dos postes. Já o jogo contra o Sporting na Taça da Liga o tinha demonstrado, assim como o do Estugarda na Luz ou o da primeira jornada contra a Académica.
E isto são só os jogos em que essa fraqueza teve consequências negativas. Outros houve em que a coisa só não foi exposta porque, enfim, não calhou - isto é, não houve golos.

Aza Delta disse...

Rui pelos seus comentários parece-me que começou a ver futebol ontem.

O Weldon não é, nem nunca foi jogador para o Benfica, mas a verdade é que fez jogos que deram pontos preciosos ao Benfica, e além disso, custou uns míseros 250 mil euros, como pode chamar flop a isto?

O Jan Oblak e o Lionel Carole ainda não fizeram um jogo, têm menos de 20 anos, e já os rotula de flops? É pior que o Rui Santos lol.

Para não falar do Jara, que está farto de nos dar pontos nesta segunda metade da época (na primeira pura e simplesmente não jogou). Mas provavelmente é daqueles que acha que a dupla de titulares do ataque devia ser o Mantorras e o Nuno Gomes.

Ah, e o Roderick não é da "era Jesus" mas sim das camadas jovens do Benfica.

Quanto ao Roberto, só usa os argumentos que lhe convêm. Sim, ele é fraco fora dos postes, mas entre eles, é o melhor guarda redes a jogar em Portugal.

Fala de jogos em que não houveram golos, e por isso a fraqueza do Roberto não foi exposta. Então diga-me uma coisa: Porque é que não houveram golos? Pela forma brilhante do David Luiz e do Maxi na primeira metade? Será assim tão difícil lembrar-se dos golos que não entraram devido ao Roberto (que provavelmente com o Quim entrariam) em jogos que só ficaram decididos na segunda Parte, e que se o Benfica sofre um golo na primeira parte, provavelmente não ganhava o jogo?

Uma coisa é dizer que não vale 8,5 e meio, e isso claro que não vale, agora não é um flop, e é uma melhor opção para a baliza do que os Moreiras e Quins que tanto são aclamados.

cumprimentos.

Anónimo disse...

Oh Rui vai comentar jogadores do teu clube pá... o Carole flop? Avalias isso sem ele sequer jogar? O Roderick? Ele foi contratado? O Jara flop? Tu sabes o que é que significa a palavra flop ao menos? Ou andas a ler muitos blogs anti-Benfica e tens a cabeça feita? O Roberto também? Sim, deve ser lixado vê-lo cada vez mais seguro entre os postes e ter potencial pra ser melhor que o velho Helton e o Rui Franguicio. Desde quando é que o golo sofrido com o Braga é frango? Todos os guarda-redes são batidos daquela forma em lances daquele género, seja cantos directos, livres daqueles, centros-remates, etc. Tens de tirar as palas e ver mais jogos de futebol.

Anónimo disse...

Oi trata-se a 2ª vez que vi o teu espaço online e adorei imenso!Bom Projecto!
Adeus

Manuel disse...

Este Rui deve ser um andrade a tentar ser engraçado. De outro modo, melhor fora se tivesse calado, pois de futebol não percebe nada!

Zé Maria (ou não) disse...

O Keirrison foi uma enorme desilusão, tendo em conta aquilo que se falava dele e o que na verdade ele fazia em campo. Dava até aflição vê-lo jogar, de tão parado que era. Não corria, não lutava, não suava. Assim é difícil...

Bcool973 disse...

Atenção, o empréstimo dessa super-estrela custou 1M€ ao Benfica, pelo que o Barcelona já só ficou com um prejuízo de 14M€, a menos que a Fiorentina tenha largado o mesmo e aí o prejuízo é menor.

Bcool973 disse...

Tanta gente enganada com o maior flop que passou pala baliza do Benfica

resultados futebol disse...

concordo que foi um dos maiores flops que jogaram no Benfica. veio para cá para ganhar currículo

poeta_rural disse...

chegam todos com o selo de craque e acabam ser por ser mais um flop...

sloml disse...

Um dos flops encarnados com mais sorte de sempre. Saiu campeão sem nada fazer por isso.