domingo, novembro 05, 2006

1997/98 - Leónidas Ferreira - 5J 0G

O que se pode dizer deste craque que correu o futebol Moscovita de uma ponta á outra (Spartak, Dinamo, Torpedo, CSKA, etc)?
Lembro-me da nossa estreia nessa época, num jogo com o Campomaiorense na Luz, em que estive presente, e como diz o outro, tive uma "ilusão muito grande" vi o Benfica de Manel "eu é que sou o maior" José, com craques de primeira água, como o referido Leónidas (não saiu do Banco), Jorge Soares, Bruno Caires, Taument e Paulo Nunes, Vencer por 4-0. A ilusão desvaneceu-se rapidamente, o Benfica não voltou a ganhar até á 7ª jornada.
Voltando ao Leónidas basicamente só me lembro de que marcava uns cantos e tinha alguma qualidade (palavra forte...) nas bolas paradas, depois... bem depois desapareceu por completo. Julgo que terá saído ainda em Janeiro, já soube o comando de Souness, para o Alverca.
No Brasil, jogou (pouco ou nada) no Grémio de Porto Alegre, no inevitável Corinthians Alagoano, no Corinthians, e no Atletico Paranaense. Depois do Benfica perdi-lhe por completo o rasto, não era dificil também...

13 comentários:

T-Rex disse...

Parece-me que terá terminado a carreira em 2000/01 no Levski de Sófia.

Vedeta ou Marreta ?

Pernas de Pau

Salustio disse...

Para quando um cromo de Valdir, o bigode mais gritante na história do Benfica desde os anos de ouro da pilosidade facial (circa 1970-1985)?

SusumuBenfica disse...

Caro Salustio, o bigode do Valdir pode ter sido o mais gritante da história do Benfica, no entanto, um jogador que em 13 jogos pelo Benfica marca 6 golos está longe de ser um flop, e jogou numa época onde flops foi coisa que não faltou, e esses vão aparecer por cá.

Salustio disse...

Tens razão. Sabia que não tinha sido mau de todo mas não estava a par do saldo de golos. Fica para uma futura secção "flops estéticos do Benfica". Onde também podem enfiar o Amaral, um brasileiro da parmalat bastante bom e que depois foi para Itália ser vedeta.
Mas parecia alguém que tinha levado com um tijolo na cara.

Müs disse...

Nunca me esqueço desse Amaral... A minha prima olhou para a televisão durante um Benfica-Sporting e apanhou um grande plano da cara dele. Virou-se para mim em pânico: "Primo, olha este jogador! Está a sofrer!!!"

Bruno disse...

Caro SusumuBenfica, desculpa lá mas o Valdir foi um flop. Pelo menos esteve ao nível de Taument ou Paulo Nunes... É que dos tais 6 golos que falas, importa ver a quem os marcou e já agora, quantos marcou em jogos a doer (com Porto e Sporting, por exemplo).

Lembro-me que o Valdir chegou, desatou a marcar, até que entretanto os adversários começaram a conhece-lo melhor, começou a ser mais apertado nas marcações e... esfumou-se.

Anónimo disse...

E por andou o Marcelo (Luso Brasileiro) que veio do Tirsense e Académica, passou pelo Benfica e nunca mais se viu?

SusumuBenfica disse...

Precisamente Bruno. O Valdir está longe do rendimento de Taument e Paulo Nunes

Valdir marcou ao Boavista, Espinho e Farense de forma consecutiva, marcou ainda ao Porto por 2 vezes (campeonato e taça) e para a taça aos Dragões Sandinenses), para quem chegou em Abril parece-me que é tudo menos flop. Mas são opiniões.

Bruno disse...

Confesso que não me lembrava que o Valdir tinha marcado ao Porto... Mas mantenho a opinião de que não era superior a alguns que andam por esta fantástica galeria. Como dizes: são opiniões ;)

Em relação a este Leónidas que é o "dono do post" lembro-me de o ver entrar no jogo com o Rio Ave que marcou a saída do Manel José. Conseguiu uma lance fantástico em que se fintou a si próprio, caíu sozinho e deixou toda a sua classe plantada no relvado do Estádio dos Arcos...

Anónimo disse...

Muito cuidado pk o amaral,via mais assim do k outros com dois olhos ditos bons... Parecia k tinha 4 olhos!

Anónimo disse...

em que lugar é que jogava este leonidas?
e já agora, alguem me pode dizer em que posicao jogava o kandaurov?

na altura ainda nao pensava nas posicoes dos jogadores. :p

http://somosbenfica.blogspot.com/

SusumuBenfica disse...

O Leonidas chegou rotulado como médio ala esquerdo, mas como pouco ou nada jogou nunca se percebeu se se adaptava á posição.

O Kandaurov era médio centro, e segundo antónio costa (apitador) tinha a mão situada na barriga, o que é caso digno do Doutor House.

http://www.youtube.com/watch?v=NXxG2P3gap8

Anónimo disse...

Não vi o Leónidas chegar a jogar, sinceramente. Mais um que veio no pacote de grandes craques brasileiros. Não deixou saudades.