Jupp Heynckes foi o responsável pela contratação deste Argentino naturalizado Paraguaio. De facto Heynckes entrou na história do Benfica, á sua conta tivemos momentos desastrosos e muitas contratações desastradas. A sua (de Rojas) aventura na Luz começou nos Açores contra o Santa Clara, em vitória clara por 3-0, mas de facto, os momentos de felicidade com Rojas foram bem menores do que os de desespero. Rojas foi, por exemplo, defesa direito na derrota na Luz 2-3 com o Belenenses do "foleiro" Fernando Mendes, Rojas foi o defesa esquerdo na derrota em casa para a Taça de Portugal com o sporting (1-3), o que só tinha acontecido uma vez desde 1966, Rojas foi o defesa esquerdo, ou tentou ser, na tragédia de Vigo.Fez na sua primeira época ao serviço do Clube, 30 jogos em todas as competições, o Benfica terminou em 4º.
É verdade que um jogador não faz uma equipa, mas também é verdade que á jogadores que ajudam mais que outros, e o que é certo é que Rojas estava em todas. Em 2000/01, só fez 12 jogos, entre eles o desastre no porto (0-4) para a Taça de Portugal, em noite chuvosa. O Benfica terminou em 6º.
De Rojas nunca se percebeu se era Defesa Esquerdo se era Direito, e se de facto era mesmo Defesa, tendo em conta os erros e a passividade com que encarava os jogos. A sua permanência na Luz ficará para sempre marcada pelas criticas de Mourinho após a derrota no Bessa (0-1) com golo aos 2 minutos "Na primeira jogada ofensiva do Boavista houve um cruzamento ao primeiro poste e golo. (...) que jogador é este, Rojas? Será que ele percebe português ou tenho de falar em espanhol para ele me entender? (...)". Depois disto Rojas só fez mais 7 jogos pelo Benfica, 5 com Mourinho.







