sexta-feira, novembro 16, 2007

1999/01 - Ricardo Rojas - 42J 0G

Jupp Heynckes foi o responsável pela contratação deste Argentino naturalizado Paraguaio. De facto Heynckes entrou na história do Benfica, á sua conta tivemos momentos desastrosos e muitas contratações desastradas. A sua (de Rojas) aventura na Luz começou nos Açores contra o Santa Clara, em vitória clara por 3-0, mas de facto, os momentos de felicidade com Rojas foram bem menores do que os de desespero. Rojas foi, por exemplo, defesa direito na derrota na Luz 2-3 com o Belenenses do "foleiro" Fernando Mendes, Rojas foi o defesa esquerdo na derrota em casa para a Taça de Portugal com o sporting (1-3), o que só tinha acontecido uma vez desde 1966, Rojas foi o defesa esquerdo, ou tentou ser, na tragédia de Vigo.

Fez na sua primeira época ao serviço do Clube, 30 jogos em todas as competições, o Benfica terminou em 4º.


É verdade que um jogador não faz uma equipa, mas também é verdade que á jogadores que ajudam mais que outros, e o que é certo é que Rojas estava em todas. Em 2000/01, só fez 12 jogos, entre eles o desastre no porto (0-4) para a Taça de Portugal, em noite chuvosa. O Benfica terminou em 6º.



De Rojas nunca se percebeu se era Defesa Esquerdo se era Direito, e se de facto era mesmo Defesa, tendo em conta os erros e a passividade com que encarava os jogos. A sua permanência na Luz ficará para sempre marcada pelas criticas de Mourinho após a derrota no Bessa (0-1) com golo aos 2 minutos "Na primeira jogada ofensiva do Boavista houve um cruzamento ao primeiro poste e golo. (...) que jogador é este, Rojas? Será que ele percebe português ou tenho de falar em espanhol para ele me entender? (...)". Depois disto Rojas só fez mais 7 jogos pelo Benfica, 5 com Mourinho.



Proveniente do Estudiantes, tinha já jogado também no Libertad do Paraguai, saiu do Benfica rumo ao consagrado River Plate, onde se impôs de certa forma e onde é ainda recordado por este golo, saiu para o Belgrano em 2006/07, tendo sido dispensado no fim dessa época. Esteve presente no Mundial 98 onde não fez qualquer jogo. Também esteve na Copa América 97.


6 comentários:

T-Rex disse...

Nasceu na Argentina mas naturalizou-se paraguaio. Para-quê?
Para nada, pelos vistos...

Depois do tal jogo do Bessa, Mourinho terá mesmo desabafado:

- "(Rojas) Foi o pior jogador que já me passou pelas mãos..."

Pese embora seja um (quase)histórico do River Plate nunca se adaptou a futebóis mais trabalhados. Depois de Harkness, outro (des)adaptado, e de Escalona foi mesmo o pior defesa-esquerdo do S.L.Benfica dos últimos 30 anos.

António C. Pereira disse...

A meu ver e muito sinceramente foi o pior jogador que já vi no Benfica. Já tenho dito e escrito isto algumas vezes. Demasiado mau mesmo e tou a saber pela 1ª vez que Mourinho disse isso sobre ele!

O pior dos piores!

Dogus disse...

Desculpem lá! "De Rojas nunca se percebeu se era Defesa Esquerdo se era Direito, e se de facto era mesmo Defesa". Eu acrescento: e de facto se era JOGADOR DE FUTEBOL!!!

Até o Harkness era melhor que ele (o que é muito difícil)... O Escalona é que já não sei...

Anónimo disse...

Tive de ver aquele golo ao boca duas ou três vezes, não queria acreditar que foi o mesmo rojas que fez aquela obra prima... Abraços e parabéns pelo site, está brutal

Anónimo disse...

Não era um mau jogador!

Anónimo disse...

O Mourinho disse isso realmente, porque levou uma semana no balneário a explicar que o Boavista atacava assim, e no 1º lance do jogo o Duda (outro flopão do Benfica, e do Porto já agora) passa por ele como manteiga e marca o golo da vitória. Mourinho depois resgatou Diogo Luís dos juniores para fazer o lugar. Escalona desapareceu logo. Rojas era de facto terrível. impensável como foi internacional paraguaio tantas vezes, como esteve no mundial 98 e como marcou este golo brilhante. No benfica o mais parecido que fez foram auto-golos e expulsões estúpidas, como no 1º jogo de 00/01 nas Antas em que perdemos 2-0 devido à sua expulsão ainda antes do intervalo. De corrigir apenas um facto: na sua 1ª época (99/00) ficámos em 3º. Depois sim em 6º.