sábado, janeiro 05, 2008

2000/01 - André Neles - 10J 1G

E numa altura em que muito se discute se a saída de Bergessio é ou não legitima e se lhe deviam ser oferecidas mais oportunidades (está na moda compará-lo com Lisandro, e dá um enorme jeito a uma quantidade de Pontas de Lança que não marcam a ninguém, dizer "eu sou como o Lisandro, é dar-me mais 30 jogos que eu marco um golo") vêm-me á memória o caso de André Neles, um Ponta de Lança (diziam eles...) que no Brasil é conhecido, entre outras alcunhas, pelo sugestivo nome de André "Balada" em alusão á intensa vida nocturna do avançado.

Já a sua carreira de futebolista nunca foi famosa, proveniente do Atlético Mineiro, chegou rotulado (como de costume) de craque, goleador, etc etc... O Rótulo rapidamente descolou, o momento "mágico" que protagonizou na apresentação frente ao CSKA, desvaneceu-se como que por magia.


Arrastou-se durante seis meses (9 jogos para o campeonato todos como suplente utilizado num total de 221 minutos, 1 jogo para a Taça também como suplente utilizado num total de 19 minutos), nos quais não esteve sequer perto de se estrear a marcar com a camisola benfiquista. O golo acabou por surgir na última jornada, o Benfica precisava de vencer para garantir o 5º lugar e respectivo acesso á Taça Uefa, mas empatou a 4 bolas com o Aves. André marcou o 4-4 aos 89 minutos, sendo que aos 30 minutos o Benfica perdia já por 3-0...



No final da época foi dispensado (juntamente com... Van Hooijdonk), e emprestado ao Marítimo, onde demonstrou as mesmas qualidades evidenciadas na Luz, nenhumas. Regressou ao Brasil, onde actuou no Vitória da Bahia, marcando nessa época nas várias competições 31 golos, o que lhe valeu uma transferência para o Internacional de Porto Alegre, e depois para o Palmeiras, regressou em 2004 ao Atlético Mineiro, voltando de seguida a Portugal e ao Marítimo. Passou ainda por Fortaleza e Ipatinga.



André Neles ou André Guiné, é também e de forma muito curiosa, Internacional pela Selecção da Guiné Equatorial, que defendeu em algumas ocasiões no ano de 2007 (Na foto é o 3º a contar da esquerda).

15 comentários:

José Ribeiro disse...

Tens também de começar a colocar os treinadores flops... E não são poucos!

Anónimo disse...

Caro Amigo Benfiquista

Represento o Portal SLBenfica.PlanetaPortugal.com e venho contactá-lo com o seguinte objectivo.

Nós iniciámos a nossa actividade na Internet em 15 de Outubro de este ano. O nosso Portal entre os vários conteúdos vive através dos Conteúdos de Fórum na sua grande maioria. Entre outro tipo de Conteúdos como, Artigos de Opinião e Resumo de Jogo temos também um Jogo Online onde todos podem participar que têm sido um enorme sucesso. Quando iniciámos tínhamos algumas metas “modestas” em termos de audiência e em poucos dias percebemos que mesmo sendo todos do mesmo Clube a maioria dos sites existentes vêm num site Benfiquista um concorrente e não um futuro parceiro, amigo ou colega.

Concluímos rapidamente que a ajuda intersites, sejam eles Fóruns ou Blogs é muito baixa.

Com muito trabalho, esforço e dedicação aconteceu que as nossas expectativas de audiências foram arrasadoramente ultrapassadas estando já com mais de 500 utilizadores registados e uma média de 100 visitantes diários. Isto tudo em apenas 3 meses e continuando a crescer a um ritmo muito rápido.

Isto levou-nos a olhar para trás e perceber que tivemos muita dificuldade em receber apoios de divulgação mas que ao fim de três meses, não só já não temos essa necessidade como podemos nós agora ajudar. No fundo somos todos Benfiquistas, no fundo o sucesso do seu Blog é sucesso do nosso Benfica também.

Assim criámos um Fórum Exclusivo para divulgação de Casas,Filiais e Blogs do SLBenfica.
Neste Fórum no caso dos Blogs deverão iniciar um Tópico com uma apresentação explícita sobre o tipo de conteúdo que vai ser encontrado no blog de modo a que o nosso utilizador saiba o que vai encontrar.

O Blogueiro em questão, poderá dar continuidade ao Tópico apresentando continuamente parte das suas publicações de modo a que o nosso utilizador se sinta atraído a ir ler o resto do artigo no próprio Blog.
 
Esta é a nossa forma de podermos ajudar na divulgação de outros Blogs com quem queremos manter grandes relações de Amizade e actualmente até já temos acordadas algumas parcerias  de conteúdos com alguns Blogueiros.
Podemos ser todos uma grande equipa e não um conjunto de sites a tentar ver quem consegue mais audiências.

Extra este ponto estamos também a desenvolver conteúdos para oferecer aos nossos parceiros como é o caso de um quadro de Cotações SLBenfica SAD que está já disponível
 
Assim fica feito o Convite para vir ao nosso site http://slbenfica.planetaportugal.com ,registar-se e dirigir-se ao Fórum Casas Filiais & Blogs para criar a sua apresentação de modo que os nossos utilizadores possam vos visitar.
Não deixe de ler o Post “Casas, Filiais & Blogs – Regras” onde poderá de um modo simples e rápido perceber o que deve e o que não pode fazer de maneira que o seu post seja explícito.

Convidamos também neste email a realizar a troca de links entre sites para o qual dispomos de página própria.

Com os melhores Cumprimentos

O Moderador
http://slbenfica.planetaportugal.com
moderador@slbenfica.planetaportugal.com

Administrador Takis disse...

Não sei se já te lembraste deste, mas também me parece um barrete à altura: Emanuele Pesaresi. Que grande bosta de jogador...

T-Rex disse...

Desconhecia a sua utilização na Selecção da Guiné Equatorial.

Como é que é possível????

Grande barrete, este André.

Vedeta ou Marreta ?

António C. Pereira disse...

Guiné Equatorial!!! Essa é boa! lol

É mesmo o verdadeiro flop... mas atenção... internacional pela Guiné Equatorial! hehe

Muito bom este post! ;-)

Camisola10.com disse...

Caros Amigos Bloguistas


O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.

Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.

O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.

Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”

Até lá.

Bons posts

Lourenço de Almeida disse...

Este André era demasiado mediocre.. não jogou quase nada no Benfica e dpois foi po maritimo e ainda conseguiu jogar menos.. mais um belo negócio do Vilarinho tal como o Cabral, Pesaresi, Porfirio, Argel entre outros.

Anónimo disse...

No final da época foi dispensado (juntamente com... Van Hooijdonk)

Que eu saiba o Benfica nunca dispensou o Van Hooijdonk...

Não manipules as noticias, que já vi que tens o hábito de fazer.

SusumuBenfica disse...

Pois sou um manipulador... Nunca dispensou, só o mandou embora...

Benito disse...

Sigue fuerte André alla en Brasil. Nzalang oyeeee!!!

Bruno V. disse...

Outro grande flop. Vinha rotulado como o novo Ronaldo Fenómeno por causa de um golo que marcou com 19, 20 anos, em que passou por 3 ou 4 jogadores e correu um meio campo para marcar um golo realmente bom. Em Portugal... nunca vi tal coisa. Agora joga com o balboa na selecção, desconhecia. Parabéns pela pesquisa. E realmente és um grande manipulador, o Benfica não dispensou o van hooijdonk, apenas achou que ele era muito caro de manter e então "abriu-lhe a porta da saída" como quem não quer a coisa. Resultado: o Feyenoord ganhou a UEFA da época seguinte (01/02) com 2 golos seus. Grande avançado que o Benfica, sim, mandou embora declaradamente. Tinha melhores para essa época (depois mandou também o João Tomás para o Bétis e ficou com um ataque de luxo - mantorras e mais ninguém).

dr.RDR disse...

Por este andar o Javier "Rocky" Balboa vai-se juntar ao "Mestre" André nos interacionais pela Guiné Equatorial. É para não se sentir só...

Bart Simpson disse...

O grande André "Flop" teve ainda o condão de deixar, pelo menos, 1 herdeiro no nosso país, precisamente por ser titular... na vida nocturna Lisboeta.

Anónimo disse...

este era o gajo da cocaína

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=702007 - Ele está vivo!