sábado, janeiro 05, 2008

2000/01 - André Neles - 10J 1G

E numa altura em que muito se discute se a saída de Bergessio é ou não legitima e se lhe deviam ser oferecidas mais oportunidades (está na moda compará-lo com Lisandro, e dá um enorme jeito a uma quantidade de Pontas de Lança que não marcam a ninguém, dizer "eu sou como o Lisandro, é dar-me mais 30 jogos que eu marco um golo") vêm-me á memória o caso de André Neles, um Ponta de Lança (diziam eles...) que no Brasil é conhecido, entre outras alcunhas, pelo sugestivo nome de André "Balada" em alusão á intensa vida nocturna do avançado.

Já a sua carreira de futebolista nunca foi famosa, proveniente do Atlético Mineiro, chegou rotulado (como de costume) de craque, goleador, etc etc... O Rótulo rapidamente descolou, o momento "mágico" que protagonizou na apresentação frente ao CSKA, desvaneceu-se como que por magia.


Arrastou-se durante seis meses (9 jogos para o campeonato todos como suplente utilizado num total de 221 minutos, 1 jogo para a Taça também como suplente utilizado num total de 19 minutos), nos quais não esteve sequer perto de se estrear a marcar com a camisola benfiquista. O golo acabou por surgir na última jornada, o Benfica precisava de vencer para garantir o 5º lugar e respectivo acesso á Taça Uefa, mas empatou a 4 bolas com o Aves. André marcou o 4-4 aos 89 minutos, sendo que aos 30 minutos o Benfica perdia já por 3-0...



No final da época foi dispensado (juntamente com... Van Hooijdonk), e emprestado ao Marítimo, onde demonstrou as mesmas qualidades evidenciadas na Luz, nenhumas. Regressou ao Brasil, onde actuou no Vitória da Bahia, marcando nessa época nas várias competições 31 golos, o que lhe valeu uma transferência para o Internacional de Porto Alegre, e depois para o Palmeiras, regressou em 2004 ao Atlético Mineiro, voltando de seguida a Portugal e ao Marítimo. Passou ainda por Fortaleza e Ipatinga.



André Neles ou André Guiné, é também e de forma muito curiosa, Internacional pela Selecção da Guiné Equatorial, que defendeu em algumas ocasiões no ano de 2007 (Na foto é o 3º a contar da esquerda).

14 comentários:

johze disse...

Tens também de começar a colocar os treinadores flops... E não são poucos!

Bruno Simões disse...

Não sei se já te lembraste deste, mas também me parece um barrete à altura: Emanuele Pesaresi. Que grande bosta de jogador...

T-Rex disse...

Desconhecia a sua utilização na Selecção da Guiné Equatorial.

Como é que é possível????

Grande barrete, este André.

Vedeta ou Marreta ?

António C. Pereira disse...

Guiné Equatorial!!! Essa é boa! lol

É mesmo o verdadeiro flop... mas atenção... internacional pela Guiné Equatorial! hehe

Muito bom este post! ;-)

Camisola10.com disse...

Caros Amigos Bloguistas


O www.camisola10.com está a reunir alguns dos blogs de desporto mais interessantes da nossa “Blogoesférico”.

Nesse seguimento, este foi um dos blogs por nós pré-seleccionado para integrar o projecto “blogoesférico”.

O projecto irá permitir, não apenas permutas publicitárias entre blogs, como a publicação no www.camisola10.com de artigos provenientes de todos os blogs registados.

Se é vosso interesse participar nesta iniciativa, enviem um email para administracao@camisola10.com , escrevam no assunto: “Blogoesférico” e coloquem na descrição do email : Nome, nome do blog e a frase “estou interessado”

Até lá.

Bons posts

Lourenço de Almeida disse...

Este André era demasiado mediocre.. não jogou quase nada no Benfica e dpois foi po maritimo e ainda conseguiu jogar menos.. mais um belo negócio do Vilarinho tal como o Cabral, Pesaresi, Porfirio, Argel entre outros.

Anónimo disse...

No final da época foi dispensado (juntamente com... Van Hooijdonk)

Que eu saiba o Benfica nunca dispensou o Van Hooijdonk...

Não manipules as noticias, que já vi que tens o hábito de fazer.

SusumuBenfica disse...

Pois sou um manipulador... Nunca dispensou, só o mandou embora...

Anónimo disse...

Sigue fuerte André alla en Brasil. Nzalang oyeeee!!!

Anónimo disse...

Outro grande flop. Vinha rotulado como o novo Ronaldo Fenómeno por causa de um golo que marcou com 19, 20 anos, em que passou por 3 ou 4 jogadores e correu um meio campo para marcar um golo realmente bom. Em Portugal... nunca vi tal coisa. Agora joga com o balboa na selecção, desconhecia. Parabéns pela pesquisa. E realmente és um grande manipulador, o Benfica não dispensou o van hooijdonk, apenas achou que ele era muito caro de manter e então "abriu-lhe a porta da saída" como quem não quer a coisa. Resultado: o Feyenoord ganhou a UEFA da época seguinte (01/02) com 2 golos seus. Grande avançado que o Benfica, sim, mandou embora declaradamente. Tinha melhores para essa época (depois mandou também o João Tomás para o Bétis e ficou com um ataque de luxo - mantorras e mais ninguém).

dr.RDR disse...

Por este andar o Javier "Rocky" Balboa vai-se juntar ao "Mestre" André nos interacionais pela Guiné Equatorial. É para não se sentir só...

Bart Simpson disse...

O grande André "Flop" teve ainda o condão de deixar, pelo menos, 1 herdeiro no nosso país, precisamente por ser titular... na vida nocturna Lisboeta.

Anónimo disse...

este era o gajo da cocaína

Anónimo disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=702007 - Ele está vivo!