sábado, janeiro 03, 2009

2004/05 - Andrija Delibasic - 5J 0G

E numa altura em que os clubes começam a apresentação dos seus reforços de inverno, vem também á discussão a utilidade (ou inutilidade) dos jogadores contratados a meio da época. A verdade é que poucas são as vezes que estas contratações são bem sucedidas e trazem na realidade alguma coisa de positivo aos clubes.

Delibasic não foi excepção, chegou com bons pergaminhos devido, sobretudo, ao que fez ao serviço do Partizan de Belgrado, e sendo um jogador bastante jovem as expectativas eram elevadas no seu futuro. No entanto ao serviço do Maiorca em Espanha o seu rendimento começou a decrescer bastante ao ponto do clube o querer emprestar a meio da época 2004/05.

O Benfica ia, como se sabe hoje, a caminho da conquista do titulo, e Trapattoni nunca se mostrou muito fã do avançado Montenegrino, dando-lhe poucas hipóteses de mostrar serviço. Delibasic foi Campeão Nacional, contribuiu com 87 minutos distribuídos por 3 jogos, para a conquista. Jogou ainda uma final da Taça de Portugal perdida para o Setúbal.

A carreira do Montenegrino em Portugal acabou por ser mais longa do que o esperado, quando foi recambiado para Espanha no final da época 2004/05, poucos esperavam vê-lo de regresso a Portugal pouco tempo depois para reforçar o Braga, onde marcou 4 golos no Campeonato. Nenhum ao Benfica (quem marcou foi um tal de Bevacqua que nunca mais marcou a ninguém e pouco tempo depois estava a reforçar o campeão do Lichenstein, FC Vaduz...)
Mas a sua ligação a Portugal continuou quando, em 2006/07, depois de ter estado emprestado ao AEK da Grécia, regressa para jogar pelo Beira - Mar, e cumprir a tradição de qualquer reforço benfiquista que se preze (sobretudo aqueles que têm pouco ou nenhum sucesso), marcando de cabeça um golo no empate 2-2 do Benfica em Aveiro. Foi, obviamente, o único golo de Delibasic com a camisola Aveirense.

Os contratos de longa duração têm estas desvantagens, e pela quinta vez, na época 2007/08, o Maiorca emprestou Delibasic de novo, desta vez á Real Sociedad, onde fez mais 6 golos na 2ª Liga Espanhola. Saindo no fim da época, e agora a título definitivo para reforçar o Hércules onde é companheiro de uma antiga promessa do futebol espanhol e mundial, um tal de Tote.

9 comentários:

Anónimo disse...

uma dupla delibasic-tote no ataque? ainda vou ficar adepto do Hércules.

Anónimo disse...

Vamos ver quantos jogadores do "dream team" que jogou na Trofa vao um dia aparecer neste blog: Balboa, Aimar e mais uns quantos

Anónimo disse...

http://achasqabusas.blogspot.com/

Constantino disse...

Depois de vos massacrar com os meus comentarios aos vossos posts decidi-me a criar o meu próprio blog sobre o Sport Lisboa e Benfica. Ja adicionei o Encarnado e Branco aos links, se quiserem adicionem ai o meu tambem, senão apareçam e vinguem-se dos meus comentarios. A única coisa que prometo é parcialidade, porque para mim a favor do SLB tudo vale, até a Mão de Vata:

www.a-mao-de-vata.blogspot.com

Anónimo disse...

Delibasic até é nome de grande jogador...mas de Basquetebol..

O Mago disse...

E o Azar Karadas? :P

O Hugo Porfírio?

O Rui Nereu?

O Beto?

O Bergessio?

Devo continuar...? :D

Anónimo disse...

olha lá...gosto muito do teu trabalho, mas o tal Bevacqua joga sim num club do pequeno principiado do Lichenstein, mas esse é mesmo o único clube desse país, que participa na liga Suiça.

Anónimo disse...

Nunca teve grandes oportunidades para mostrar grande coisa, mas quando teve, nomeadamente nos outros clubes, também não mostrou. Foi um erro de casting.

Anónimo disse...

Esse jogo do Benfica com o Beira-mar o Benfica viu-se a rasca e foir roubar a bom roubar para conseguir o empate.