segunda-feira, agosto 03, 2009

2005/07 - Karyaka - 16J 3G


Andrey Karyaka, o nome é familiar, mas a maioria já não se recordará de grande coisa da passagem intermitente deste Russo nos plantéis do Sport Lisboa e Benfica.


Esta deve ser a primeira daquelas contratações que o Jornal Record pode pôr nas suas paginas finais "Nós Noticiamos Primeiro...", e a verdade é que logo após a Final do Euro 2004 (Prova onde Karyaka presente), em Julho o jornal noticiou a sua contratação pelo Benfica, facto que só se viria a confirmar em Junho de 2005.

Estreou-se com um Troféu, na vitória sobre o Setúbal para a Supertaça, e para o campeonato na 1ª jornada frente á Académica, em Agosto. Mas foi nos meses de Outubro a Dezembro que mais foi utilizado na Luz, marcando um golo ao Estrela da Amadora na Luz, o único na sua primeira época no clube.



A partir de Dezembro começaram os problemas, um pequeno desentendimento com João Pereira num treino, e em Janeiro as declarações polémicas: "Koeman prefere os jogadores brasileiros" (Moretto, Beto, Alcides, Marcel, Manduca... pronto tá bem...) ; "Portugal é um país atrasado. Penso que Lisboa está 20 anos atrás de Moscovo. É uma aldeia grande, onde não há lugar para as crianças brincarem na rua" (É bem capaz de ser verdade é... imagino os pequenos karyakas aos saltos e a jogar á macaca na Praça Vermelha em 1986...)



Como é óbvio depois disto, Karyaka foi suspenso, disse que afinal não disse nada do que foi publicado, desapareceu das convocatórias, para regressar em Fevereiro, mas para jogar apenas na última jornada da Liga frente ao Paços de Ferreira.



No Final da época com a saída de Koeman e a entrada de Fernando Santos, Karyaka pareceu ter encontrado o seu espaço. Muito utilizado na pré-época, só se estreou oficialmente no Campeonato á 7ª jornada e com golo, novamente ao Estrela da Amadora, única equipa a quem fez golos em Portugal, para voltar a repetir a proeza desta vez na Liga dos Campeões na Luz frente ao Celtic de Glasgow.



Apesar de se começar a falar na sua cedência no inicio de Janeiro, ainda foi utilizado na eliminação da Taça de Portugal frente ao Varzim, naquele que foi o seu último jogo pelo clube.


Foi cedido ao Saturn por empréstimo, para depois ser vendido ao mesmo clube em 2008, clube onde ainda se encontra.

16 comentários:

Anónimo disse...

este mês tens de fazer 2 flops
falhaste o de julho

Pedro Rebelo disse...

se o Karyaka é Russo como é possivel ter participado na final do Euro 2004?

SusumuBenfica disse...

Participou no Euro 2004, não na final obviamente.

Luis disse...

este gajo na foi flop...foi apenas queimado pelos treinadores..quando jogava ate jogava bem!
continua com o bom trabalho..

Anónimo disse...

Boa Boa é a mulher do Karyaka, alguem tem fotos por aí.

Anónimo disse...

na fase final do europeu

vcs sao mesmo picuinhas

Anónimo disse...

Ate achei que este era um jogador com um bom toque de bola e boa visão de jogo, mas que por esta altura não agradou aos treinadores, daí a sua pouca utilização.

Http://rumo-estrelato.blogspot.com
UM BLOG QUE FALA SOBRE AS FUTURAS PROMESSAS DO FUTEBOL: DEIXEM O VOSSO COMENTÀRIO

sloml disse...

Tinha bom toque de bola, mas esteve completamente desadaptado ao nosso futebol e ao próprio país. Não deixou saudades.

Constantino disse...

Este tipo não era mau de bola não. Penso que a sua desadaptação ao futebol portugues se deveu a um facto muito importante: durante anos a jogar nas estepes siberianas Karyaka era extremo esquerdo. Foi alias nessa posição que alinhou no Euro 2004. Chegado ao SLB alguem (ou se calhar ele) achou que o menino tinha mais pinta de nº10. Dai ao flopanço foi uma questão de tempo.
Para quem tem duvidas acerca da posição dele basta que veja um joguito do Saturn para ver o André colado à linha.

Rui Magalhães disse...

Achava-o muito lento, e algo complicativo.
Quanto ao facto de não jogar a extremo esquerdo é fácil, havia Simão, logo este Russo não tinha hipótese de jogar nesse posto.

http://desportodesofa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Lembro-me bem do Karyaka ter dito isso sobre Lisboa não ter locais para as crianças brincarem; no entanto, há poucos dias, foi noticiado que Lisboa foi eleita uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar com crianças... O que o rapaz queria era jogar.

Aza Delta disse...

o karyaka nao jogava a extremo nem a nº10. o que se previa era que ele alinhasse na esquerda do trio do meio campo. só que o koeman preferiu alinhar com o Beto a trinco, e jogar com o Manuel Fernandes e com o Petit ligeiramente mais adiantados.

Aza Delta disse...

o karyaka nao jogava a extremo nem a nº10. o que se previa era que ele alinhasse na esquerda do trio do meio campo. só que o koeman preferiu alinhar com o Beto a trinco, e jogar com o Manuel Fernandes e com o Petit ligeiramente mais adiantados.

António disse...

Podias por agora Jorge Ribeiro, Balboa e não sei sejá fizeste do Beto?

António Pista disse...

Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força do que nunca.

Visitem, comentem e desfrutem:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Chutes too veia disse...

este gajo era bom jogador