quinta-feira, novembro 26, 2009

2006/07 - Derlei - 18J 1G


O Benfica ficou conhecido nos últimos anos pela sua falta de paciência para com alguns jogadores, uns vieram a provar que valiam a pena, outros que não mereciam sequer ter vindo, outros ainda que vieram recuperar a forma ao clube e rapidamente foram utiliza-la (a forma) noutro lado.

Vanderlei Fernandes da Silva, ou Derlei, estava perdido na Rússia (o dinheiro era bom o resto nem por isso), tinha uma lesão complicada que o impediu de jogar com regularidade no Dínamo de Moscovo (o clube novo rico da Rússia) por isso Fernando Santos, pensou nele como soluçou a curto prazo para substituir um muito pouco eficaz Kikin Fonseca. Os adeptos conheciam o seu estilo de jogo, os golos (e foram alguns) que marcou ao Benfica tanto pelo Leiria como pelo Porto (e mais tarde voltaria a marca pelo Sporting), e as esperanças eram fundamentadas.

Mas foi um novo Derlei que o clube conheceu, sobretudo no que respeita á veia goleadora (eu chamar-lhe-ia "sorte do caneco" que tinha em alguns golos que marcou) que demonstrou noutros clubes e que fazia com que lances perdidos acabassem dentro da baliza contrária.

Há no entanto que não esquecer que Derlei estava no Benfica, e há certas coisas que só acontecem a jogadores que jogam no Benfica. Assim se compreende que do jogo de estreia no Campeonato contra o Boavista na Luz (28 minutos sem relevância) se consiga extrair um Sumarissimo disto.

Depois do castigo Derlei regressou, mas foi sempre mais do mesmo, a bola não entrava, o tempo de utilização ia diminuindo, e o destino do avançado luso-brasileiro (ele que só não foi internacional porque a selecção não estava "á rasca" nessa altura...) foi rapidamente definido o emprestimo ia terminar e o Benfica não ia exercer a opção.

Na última jornada do Campeonato, com 1º lugar a 2 pontos, Derlei fez o seu único golo com a camisola encarnada, contra a Académica na Luz no seu ultimo jogo no Clube.
Meses depois mudou-se para o lado de lá da 2ª Circular e reforçou o Sporting, onde ainda marcou ao Benfica uns tempos depois. Em Agosto de 2009, depois de sair de Portugal jogou no Campeonato Brasileiro ao serviço do Vitória, clube com o qual rescindiu em Outubro de 2009, depois de uma lesão no minimo estranha.

6 comentários:

Bruno Venâncio disse...

Flop mas podia ter dado muito mais, se lhe tivessem dado tempo. Mostrou no Sporting que ainda era um bom avançado.

C.Jordão disse...

o futebol tempo é muito especial porque há jogadores quer sai de cidade bem longe ou outra coisa que vem aqui no meu Brasil não há tempo para jogadores...


carlos jordão

Rui Magalhães disse...

É certo que no benfica teve algum azar.
Mas não creio que no Sporting tivesse ainda feito assim tanta coisa boa, é certo que continuava lutador, mas já não era o derlei dos tempos de Leiria e Porto.
Mas sem dúvida que foi um flop.

António Pista disse...

Newsletter Semanal #1

Blog Águia de Ouro

O Benfica regressou à liderança, onde é coadjuvado pelo Sp.Braga, o grande golo de Saviola e a importância de chegar ao Ano Novo com 6 pontos de vantagem sobre o FC Porto, entre outros temas.

Posts Anteriores:

- Novamente Líder
- UEFA Europa League
- Na ressaca do Derby
- Derby nulo!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

G! disse...

o que é flop no Glorioso pode ser uma pérola para clubes mais pequenos como o Sporting ;-).

foram-lhes dadas todas as hipóteses: 18 jogos! O que mostrou: 1 golo.

Demasiado curto.

Anónimo disse...

pensei que já tinha visto de tudo antes de saber que o derlei foi dispensado pelo vitória depois de uma lesão grave provocada por uma mesa